Com investimentos de R$ 17 milhões, Programa Transpetro em Movimento contempla 28 projetos
Com investimentos de até R$ 17 milhões, financiados por meio das leis Rouanet e de Incentivo ao Esporte, o Programa Transpetro em Movimento, primeira seleção pública para projetos culturais e esportivos da companhia, teve o resultado divulgado nesta terça-feira (8). Foram contemplados 28 projetos, das cinco regiões do país, que deverão impactar cerca de 300 mil pessoas em 64 municípios. O Ministério da Cultura (MinC) participou da comissão mista de seleção que incluiu ainda representantes do Ministério do Esporte, da Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal e da Transpetro.
As propostas escolhidas têm como foco a promoção da educação, a geração de renda e o fortalecimento da cultura brasileira.
O Programa Transpetro em Movimento recebeu 1.760 projetos – 377 da área esportiva e 1.383 da área cultural. Entre os beneficiados, 15 são iniciativas culturais e 13, esportivas, que serão executados em 19 estados e no Distrito Federal.
Diversidade e inclusão são destaques das ações. Cidades do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, regiões historicamente menos favorecidas nesse tipo de iniciativa, receberão mais da metade das intervenções culturais e esportivas previstas.
A maior parte das ações é voltada a crianças e jovens, pessoas negras, LGTBQIAPN+, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Os projetos culturais integram as seguintes áreas: música, dança, teatro, circo, artesanato e patrimônio imaterial. Por sua vez, os esportivos abrangem modalidades como futebol, vôlei, basquete, artes marciais, atletismo e surfe.
Confira aqui os projetos contemplados
“Essa iniciativa materializa uma meta estabelecida no começo da minha gestão: ir aonde o Brasil precisar. E esse caminho não se resume apenas à logística, nossa expertise. Estamos retomando nosso protagonismo no desenvolvimento econômico e social, de forma democrática e com capilaridade, investindo em projetos incríveis que têm a cara do Brasil. Eles, com certeza, vão fomentar nossa cultura, promover aprendizado e trazer impactos positivos para a sociedade, nosso objetivo maior”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
O programa
A seleção segue as regras da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e as diretrizes dos ministérios da Cultura e dos Esportes, com os quais a companhia firmou parceria. O primeiro edital com seleção pública da Transpetro foi lançado em 12 de junho, data do aniversário de 26 anos da companhia, e teve inscrições encerradas em 16 de julho.
Os projetos estão enquadrados nas linhas de atuação “educação” e “patrimônio imaterial e preservação”, considerando como pilares os aspectos de brasilidade, diversidade, inclusão e abrangência. As inciativas devem contribuir para o alcance das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O programa inclui ainda três temas transversais que possibilitaram pontuação extra: Sustentabilidade, Direitos Humanos e Inovação. Também receberam pontuação adicional os projetos com execução prevista em regiões de interesse da Transpetro (dentro da área de atuação da companhia) ou que são destinados a públicos considerados prioritários (comunidades tradicionais, povos indígenas, pescadores, quilombolas, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mulheres, crianças e negros).
Sobre a Transpetro
A Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras e a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina. Opera 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios. Presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás.