Governo orienta cidadãos a buscar reparação de prejuízos causados por apagão em SP
Em resposta à recorrência de crises no fornecimento de energia elétrica em São Paulo, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações corretivas para garantir que falhas na gestão da concessionária Enel não se repitam. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, anunciou uma auditoria completa para investigar as ações de fiscalização tomadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em relação à Enel desde a crise energética que afetou o município em novembro do ano passado.
O secretário de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, anunciou que a Enel foi notificada nesta segunda-feira (14/10) a apresentar um diagnóstico detalhado sobre a crise. A concessionária terá que informar o número de consumidores afetados, os canais de atendimento disponíveis à população e o plano emergencial para restabelecimento da energia elétrica.
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, também repassou orientações de como pedir reparação dos prejuízos materiais causados a moradores e empresários que vivem nas áreas atingidas pelo apagão na Grande São Paulo. “Nós queremos que todas as pessoas que foram prejudicadas que busquem o ressarcimento”, disse
O Governo Federal deu à empresa Enel o prazo de três dias para a normalização dos serviços, e caso isso não seja possível, a Enel deverá justificar os motivos e apontar os pontos críticos. A Prefeitura de São Paulo também foi notificada para apresentar o mapeamento de áreas de risco, especialmente em locais com queda de árvores sobre a fiação, além de informar se as podas periódicas estão sendo realizadas conforme previsto em lei.
Acompanhe trechos da entrevista em audiovisual preparado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, além de um resumo publicado nas redes sociais.