Federação libera comunicação entre tenistas e técnicos e anuncia medidas; top 6 do mundo critica
A Federação Internacional do Tênis (ITF) decidiu, por maioria de votos, a mudança das regras sobre a comunicação entre treinadores e tenistas durante jogos. A partir de 1º de janeiro de 2025, os técnicos poderão dar instruções ou aconselhar os jogadores em qualquer momento da partida, exceto durante a execução de jogadas. Taylor Fritz, número 6 do mundo, criticou a determinação em suas redes sociais.
-Será que poderíamos parar de estragar o aspecto estratégico/mental individual do esporte POR FAVOR? – escreveu o tenista em suas redes.
A medida foi votada pelo conselho de membros da ITF na Assembleia Geral Anual em Hong Kong, no último dia 17. A Federação declarou que a mudança tem como objetivo alinhar os tipos de abordagem permitidas aos técnicos pelos principais órgãos internacionais reguladores do tênis, diminuir a responsabilidade dos árbitros em quadra sobre a fiscalização dos treinadores e tornar o esporte mais justo e divertido.
O ex-número 10 do mundo, Denis Shapovalov, também se colocou contra a decisão em uma postagem em suas redes sociais.
– O tênis é especial porque você está lá fora sozinho. Por que estão tentando mudar a beleza desse jogo? – Indagou o tenista canadense.
Em teste desde 2017
A liberação da comunicação entre jogador e treinador durante os jogos já estava sendo testada desde 2017 em todo o circuito da ITF, ATP, WTA e inclusive nos quatro Grand Slams: Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open. Stuart Miller, diretor executivo da Federação Internacional disse que o período serviu para reunir o feedback de todas as partes interessadas: técnicos, árbitros e jogadores.
Principais mudanças
- A comunicação entre atleta e treinador durante a partida pode ser liberada de acordo com as regras do órgão regulador envolvido na competição.
- Em disputas por equipes, como na Laver Cup e na Billie Jean King Cup, por exemplo, o capitão ou a capitã do time podem se comunicar com os atletas para dar instruções nos momentos estipulados pela organização do torneio.
- As organizações dos torneios podem permitir aos atletas o acesso aos resultados e estatísticas de aparatos de tecnologia de análise do jogador ainda durante a partida