Drogarias podem se credenciar pela internet para o Programa Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular e o Bolsa Família são ferramentas essenciais para diminuir as desigualdades no acesso à saúde no Brasil. Ambos os programas têm como objetivo ampliar o acesso à saúde e melhorar as condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, assegurando que cidadãos de baixa renda possam acessar medicamentos essenciais e serviços de saúde básicos, promovendo o direito fundamental ao cuidado com a saúde.
O Governo Federal abriu o processo de credenciamento para novas farmácias e drogarias que desejam integrar a rede credenciada do novo Programa Farmácia Popular. O credenciamento é solicitado pelo proprietário da farmácia, e o prefeito de cada município tem a responsabilidade de mobilizar as farmácias locais que atendem os requisitos para realizar o cadastro.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, enfatiza a importância dessas políticas públicas para os que mais precisam no Brasil. “O Bolsa Família oferece o suporte financeiro necessário para as famílias em situação de pobreza, enquanto a Farmácia Popular garante acesso a medicamentos muitas vezes inacessíveis para os mais necessitados. Juntas, essas políticas públicas fortalecem o sistema de saúde brasileiro e promovem o bem-estar de milhões de cidadãos”, detalha.
Para ele, a combinação destes programas forma uma rede de proteção social que não só oferece assistência financeira a famílias em situação de vulnerabilidade, mas também garante o acesso a medicamentos essenciais e tratamentos médicos. “Essas ações contribuem para a redução das taxas de mortalidade por doenças tratáveis e previne complicações associadas à falta de tratamento adequado”, argumenta.