Pular para o conteúdo
- Meio quilo de farinha de trigo
- 350 mililitros de água morna
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- 5 gramas de fermento biológico (metade do pacote)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Azeite para untar
- Ramos de alecrim para decorar
- Tomatinhos a gosto e cortados ao meio para decorar
- Azeitona preta para decorar
- Sal grosso para decorar
- Azeite para decorar
- Em um recipiente grande, adicione 350 mililitros de água morna, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, 5 gramas de fermento biológico, 2 colheres de sopa de açúcar e mexa bem até o fermento e o açúcar dissolverem.
- Já em uma tigela, acrescente meio quilo de farinha de trigo e 1 colher de chá de sal. Misture bem e, em seguida, vá adicionando o líquido ainda morno por cima e sempre mexendo. Mistura bem até que fique homogêneo. Pode utilizar as mãos, mas não precisa sovar.
- Cubra a massa com plástico-filme e deixe descansando por pelo menos 2 horas, mas saiba que isso depende muito da sua região. Passado esse tempo, faça algumas dobras puxando a lateral e levando ao meio, deixa descansar mais 30 minutos.
- Em uma assadeira untada com azeite, transfira a massa e espalhe bem com ajuda dos dedos. Deixe descansar por mais quarenta minutos.
- Com a massa já crescida, coloque bastante azeite por cima e faça os clássicos furos com os dedos e agora vem a parte da decoração que também traz todo o sabor. Coloque os ramos de alecrim em formato de um pinheiro, adicione os tomatinhos cortados ao meio e as azeitonas pretas como se fossem a decoração da árvore.
- Depois, salpique sal grosso por cima da massa e leve pra assar em forno preaquecido a 200 graus Célsius por aproximadamente 25 minutos ou até que ela fique douradinha por cima.