É NOTÍCIAESPORTES

Fluminense decide não renovar com Felipe Melo, que vai deixar o clube; veja outras possíveis saídas

Chegou ao fim a passagem de Felipe Melo no Fluminense. Após três anos, quatro títulos, entre eles o da Conmebol Libertadores, o clube decidiu não renovar o contrato do zagueiro, que termina no fim de dezembro. O anúncio foi feito pelo presidente Mário Bittencourt, nesta segunda-feira em entrevista coletiva, que também indicou as saídas de Diogo Barbosa e John Kennedy.

 

– Queria falar uma palavra que não se confunde com amizade. Às vezes falta gratidão. Eu tenho muita gratidão pelo Felipe Melo e todos os torcedores também. Pelo homem que ele é, pelo profissional que ele é. Eu falei quando ele veio que precisávamos de jogadores com DNA de campeão. Naquele momento a gente acertou – disse, para completar:

– Tenho muita gratidão por ele, e por isso a gente o comunicou de maneira transparente que como atleta a gente não tinha mais interesse. Ele vem em dezembro, temos um encontro marcado e a gente acredita que ele, se tiver interesse, pode nos ajudar de outras formas aqui no clube. Não necessariamente no futebol profissional, mas passando por preparação pode ser um profissional que vai nos ajudar a formar um perfil de campeão. Não tem nada definido, não sei o que ele definiu da carreira dele. Certamente ele tem mercado, vai ter propostas. Como gratidão e respeito, por ter sido nosso capitão e por tudo que ele fez pelo clube. A gente tem uma conversa marcada para decidir o que ele quer na carreira dele.

 

Felipe Melo tinha o desejo de permanecer no clube para a disputa do Mundial de Clubes. Pelo papel de liderança que o jogador vem exercendo nos últimos anos, a diretoria tricolor cogitou mantê-lo por mais alguns meses. Mas a ideia foi refutada pelo entendimento que o jogador não teria tanto espaço nos gramados.

 

Felipe Melo foi contratado em dezembro de 2021, após deixar o Palmeiras. Na ocasião, era visto com o perfil ideal para liderar o time. O que acabou acontecendo ao longo de três anos.

Neste momento, Felipe Melo está na Turquia, recebendo homenagens do Galatasaray, onde é ídolo. Ele também vai viajar para a Inglaterra, onde irá encontrar o Unai Emery, treinador do Aston Villa, e grande amigo do zagueiro. Os dois trabalharam juntos no Almería.

 

Pouco utilizado na reta final da temporada, Felipe Melo não estava nos planos para o setor defensivo para 2025. Pesava a favor do zagueiro, porém, o papel de liderança que tem no clube. Ele é visto como um dos grandes nomes da conquista da Conmebol Libertadores 2023 pelo papel de liderança que exerceu. Assim como na permanência na Série A este ano.

Mesmo fora de campo, o jogador teve voz ativa. Apesar de não ter sido relacionado para a partida com o Palmeiras, ele viajou com a delegação para São Paulo e esteve no vestiário para dar apoio aos companheiros. Segundo relatos, ele assumiu um papel de liderança que foi fundamental, mesmo após a suspensão de cinco jogos imposta pelo STJD, que o retirou da temporada.

A tendência é que Felipe Melo se encontre com a diretoria logo após o Natal. A ideia é que ele permaneça no clube, talvez com algum trabalho com a base, mas nada parecido com que Fred, por exemplo, vinha fazendo no clube, com um cargo na diretoria. Fora do Fluminense, Felipe Melo agora avalia os próximos passados – a aposentadoria não está descartada.

 

Entenda a situação de Diogo Barbosa e John Kennedy

Outros dois jogadores também devem deixar o Tricolor. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa tem negociação com o Fortaleza, segundo Mário:

– Diogo Barbosa surgiu uma proposta do Fortaleza muito mais vantajosa para ele. O Marcelo Paz me ligou pedindo autorização para negociar, consultei a comissão técnica que autorizou. A tendência, praticamente concreta, é que ele não fique e vá para o Fortaleza.

É uma situação parecida com a de John Kennedy. Ele deve ir para o Pachuca:

– Nós temos uma proposta de empréstimo do Pachuca do México. É uma proposta interessante para o clube e para ele. O staff dele conversa com o clube. A tendência é que ele vá jogar no futebol mexicano. Entendemos que ele precisa buscar novos horizontes, que precisa buscar um novo caminho para abrir espaço para outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *