CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Marcelo Velloso é o novo diretor-executivo do Museu de Arte do Rio

Com vasta experiência no setor cultural, Marcelo Velloso é professor e mestre em Gestão da Economia Criativa, com especialização em Gestão de Políticas Culturais e graduação em Produção Cultural

O Museu de Arte do Rio (MAR) anuncia o consultor, professor e gestor em políticas públicas de cultura e economia criativa Marcelo Velloso como seu novo diretor-executivo. Velloso substitui Sandra Sérgio, que ocupou o cargo por cerca de quatro anos. Ao assumir o MAR, o novo gestor enfatizou o desafio de liderar um dos principais equipamentos culturais do país. “Estou chegando em um Museu que funciona muito bem, que tem um time altamente qualificado, então eu chego para somar esforços, para ajudar a organizar, a planejar as estratégias para os próximos anos. O MAR é reconhecido pela qualidade da sua programação expositiva, cultural e pela Escola do Olhar, que desenvolve vários projetos em muitas áreas com diferentes linguagens. Temos vários desafios: um deles é garantir a sustentabilidade do museu, pensar um movimento de internacionalização do MAR, que tem um acervo extremamente interessante, com uma coleção que parte de um recorte do Rio e a partir daí ela vai desenvolvendo vários núcleos”, afirma Velloso.

A escolha é resultado de um processo seletivo realizado durante três meses pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio, tem apoiado desde 2021 as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais. Atualmente ela realiza a gestão do MAR, instituição museal que possui um dos mais importantes acervos de arte do país – com cerca de 20 mil itens. “A OEI tem acompanhado com entusiasmo a trajetória do Museu de Arte do Rio (MAR) como um espaço de referência em cultura e educação. A chegada de Marcelo Velloso à direção executiva do MAR reforça o compromisso com a continuidade desse trabalho inspirador, promovendo a inclusão e o acesso ao conhecimento. Desejamos uma gestão de muito sucesso, repleta de diálogos, trocas e inovação”, afirmou Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil.

Marcelo Velloso possui experiência profissional em planejamento e gestão nos setores público, privado e em organismos internacionais. Foi diretor geral do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (2017-2020), foi subsecretário de economia criativa da Prefeitura de Niterói (2021-2022), trabalhou na governança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Superintendente de Cultura, Eventos e Turismo da Autoridade Pública Olímpica, também integrou equipe do Ministério da Cultura. Além de uma vasta experiência no campo da cultura, Marcelo Velloso também é professor do Programa de MBA em Gestão e Produção Cultural da UniCarioca. Também é mestre em Gestão da Economia Criativa, com especialização em Gestão de Políticas Culturais (Grenoble/ França) e graduação em Produção Cultural (UFF). “O MAR é um lugar de muitas possibilidades, ele é essencialmente um lugar de arte, de discussão, de pesquisa e de formação, não tem como conceber o museu sem o seu espaço expositivo. Eu trago a minha experiência na área da cultura, onde buscamos soluções criativas para as dificuldades”, destaca Velloso sobre sua missão à frente da instituição.

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 ”Para a OEI, o Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço fundamental que conecta a cultura carioca ao mundo, preservando e valorizando as expressões artísticas locais. Por meio de suas exposições e iniciativas educativas, o MAR não apenas promove o acesso à cultura, mas representa um convite ao diálogo e à pluralidade, algo de extrema importância para a coesão de nossa sociedade”, comenta Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

       O MAR conta o Instituto Cultural Vale como mantenedor, com a Equinor e LATAM como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador Ouro.

       Além de ter a Globo, a Machado Meyer Advogados, a Cescon Barrieu e Wilson Sons, como apoiadores. Também como parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

     O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

       Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *