Rio retoma vacinação contra Covid com nova dose atualizada; idosos em instituições serão os primeiros
A cidade do Rio de Janeiro vai retomar, nesta quarta-feira (7), a vacinação contra a Covid-19 com doses atualizadas do imunizante que protege contra a variante JN.1. O primeiro grupo a ser vacinado será o de idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPI).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a recomendação é que a nova dose seja aplicada apenas em quem tomou a vacina anterior há pelo menos 1 ano.
Foram recebidas 20.700 doses da nova vacina, além de 13.040 da Pfizer Baby, voltada para crianças de seis meses a 4 anos. A vacinação para os demais grupos prioritários será iniciada conforme a chegada de novas remessas.
A imunização contra a Covid será feita nas 240 salas de vacinação distribuídas entre clínicas da família e centros municipais de saúde, além das duas unidades do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul, e em Campo Grande, na Zona Oeste.
A SMS reforça ainda a importância de manter o calendário vacinal em dia com outras vacinas de campanha.
Entre elas, está a da gripe (influenza), cuja campanha já está em andamento e terá o “Dia D” no próximo sábado (10). Também estão disponíveis as vacinas contra sarampo e febre amarela — doenças com casos recentes em estados vizinhos.
A recomendação é que a população procure uma unidade de saúde para atualizar a caderneta vacinal e reforçar a proteção contra doenças com alta circulação sazonal ou riscos de surtos.