MEC lança série do Criança Alfabetizada no Canal Educação
A atuação de educadores e gestores educacionais para garantir a alfabetização das crianças na rede pública de ensino brasileira é tema da série Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que será lançada na quinta-feira, dia 22 de maio, às 19h30 (horário de Brasília), no Canal Educação – a TV do Ministério da Educação (MEC). Serão 20 episódios de 15 a 30 minutos, com a apresentação de situações reais da rotina nas escolas e interações entre os diferentes atores da comunidade escolar.
A série mostrará experiências das turmas do 1º a o 5º ano do ensino fundamental. Cada episódio terá uma temática e comentários de especialistas. O projeto faz parte da formação de professores e gestores da educação ásica disponível no Canal Educação. Os episódios serão transmitidos sempre à s quintas-feiras, às 19h30, pelo canal 2.3. Outras possibilidades de acesso podem ser conferidas na página da TV do MEC no portal do ministério . A produção também est ará disponível na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec).
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Lançado em 2023 pelo Governo Federal, a política tem como foco garantir a alfabetização das crianças na idade correta, ou seja, até o 2º ano do ensino fundamental , e recompor a aprendizagem de todas as crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental, para amenizar o impacto da pandemia. Várias ações foram pensadas para garantir o sucesso do programa, entre elas o Selo Nacional Criança Alfabetizada, que premia os esforços das secretarias de educação estaduais e municipais .
A série Compromisso Nacional Criança Alfabetizada surge dentro desse cenário, a fim de somar na formação dos profissionais de educação.
Estreia da série Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Data: 2 2 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 1 9h30 (horário de Brasília)
Reprises: quinta -feira (22 /5 ) às 23h30;
sexta (23 /5 ) às 6h, 13h e 20h30;
sábado (24/5) às 11h30 e 23h; e
domingo (25/5) às 20h .
Onde assistir: sintonizando na TV , pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube