Começa a Festa de Santo Antônio em Duque de Caxias
Nessa quinta-feira (08/06), dia de Corpus Christi, teve início, em Duque de Caxias, o maior evento popular e religioso da Baixada Fluminense: a Festa de Santo Antônio. As comemorações ocorrerão às tardes e noites dos próximos dias, indo até a terça-feira (13/06), dia consagrado ao santo, que é padroeiro da cidade.
A abertura oficial do evento foi com a procissão de Corpus Christi, que começou às 16h, partindo da Catedral de Santo Antônio e percorrendo as ruas do entorno, no Centro da cidade. Os fiéis seguiram o ostensório da igreja em seu trajeto, passando pela Igreja Católica Maria de Nazaré. A rua 24 de Outubro manteve a tradição de criar tapetes artesanais de serragem por onde a procissão passou.
Rosa Araújo Sousa de Lourdes, portuguesa católica de 95 anos, não pode mais acompanhar a procissão, mas sempre acena e cumprimenta os devotos diante de sua casa, que é caminho do cortejo. “Me sinto feliz em ainda poder participar, de alguma forma, desse momento tão especial”, declarou.
O Prefeito Wilson Reis participou da missa na catedral, que ocorreu após a procissão, encerrando a inauguração das comemorações. Padre Renato Gentile, responsável pela paróquia e organizador do evento, agradeceu ao prefeito, em nome da Prefeitura, por todo o apoio ofertado para a realização da festa. Ao final da cerimônia, o padre foi surpreendido e se emocionou ao receber duas homenagens. O Deputado Estadual Rosenverg Reis lhe entregou a Medalha de Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e o vereador Alex Freitas lhe repassou a medalha de São Francisco de Assis, uma das honras ofertadas pela Câmara Municipal de Duque de Caxias. Ambas foram concedidas pela prestação de serviços relevantes prestados ao estado, à cidade e à população.
Com o apoio também do Governo do Estado do Rio de Janeiro e patrocínio da Águas do Rio, o evento ocorre na Avenida Leonel de Moura Brizola, antiga Presidente Kennedy, entre a Catedral de Santo Antônio e a Praça do Pacificador, com barracas onde os visitantes poderão saborear comidas típicas do nordeste e das festas juninas, além de doces diversos, como as tradicionais cocadas que marcam essa data na cidade.
O Espaço do Artesão tem trabalhos manuais diversos, com destaque para as lembranças alusivas ao evento e à igreja católica. A FUNDEC oferece gratuitamente diversos serviços de seu Polo de Beleza, em um quiosque montado na Praça da Emancipação (Praça do Relógio): cortes de cabelo feminino e masculino, barbeiro, manicure, arte afro (tranças) e designer de sobrancelhas.
Na Praça do Pacificador, a abertura oficial foi com uma apresentação da Orquestra da FUNDEC no palco aberto do Teatro Raul Cortez. A festa se manteve animada ao som do DJ Batata, que estará tocando todos os dias do evento, a partir das 16h, e com a apresentação da quadrilha junina Sonho Meu. Quadrilhas também deverão estar presentes todas as noites do evento.