Elton John e o marido depõem como testemunhas de defesa de Kevin Spacey em julgamento por assédio
Elton John e David Furnish foram ouvidos nesta segunda-feira (17) como testemunhas de defesa no julgamento de Kevin Spacey, em Londres. O ator responde a um total de 12 acusações de assédio sexual e atentado ao pudor contra quatro vítimas.
O cantor e seu marido testemunharam separadamente através de vídeo conferência direto de Mônaco, onde se encontram. Eles foram chamados para confirmar a presença de que Spacey participou de um baile beneficente promovido por Elton e teria se hospedado em sua casa em Londres, no início dos anos 2000.
Um dos homens que acusam o ator, cujo nome não foi revelado, conta que Spacey teria o assediado a caminho da casa de Elton, chegando a quase provocar um acidente de carro ao tocá-lo sem consentimento. O ator nega.
Em seu testemunho, Elton informou que Kevin compareceu a um de seus bailes e dormiu em seu apartamento, ele, no entanto, disse não se lembrar ou reconhecer o acusador, e reforçou que esta foi a única vez que o ator os visitou.
Já Furnish reconheceu a suposta vítima:
— Ele era um pouco atrevido, sempre tinha um sorriso atrevido no rosto. Você sempre podia se envolver em brincadeiras divertidas com ele — disse em depoimento citado pela revista Variety.
O marido de Elton afirmou ainda que consultou os arquivos do baile anual promovido pelos dois e que Spacey só teria participado do evento em 2001. Ele não reconheceu a possibilidade do ator passar despercebido em outras edições da festa.
O astro de “Beleza americana” responde por supostos eventos entre 2005 e 2013 em sua maioria no bairro londrino de Lambeth, onde fica o famoso teatro Old Vic, do qual foi diretor artístico entre 2004 e 2015. Spacey se declarou inocente de todas as acusações e pretende retomar a carreira após o julgamento.
Vitória nos EUA
Em outubro do ano passado, um júri do tribunal de Nova York concluiu que Spacey não molestou Rapp quando este tinha 14 anos, durante uma festa em 1986. A decisão encerrou o julgamento da primeira acusação movida contra Spacey, no auge do movimento #MeToo. À época, a denúncia de Rapp gerou a demissão do astro da série “House of cards” e despertou inúmeras outras acusações de assédio sexual e moral contra ele.