Pode congelar frango grelhado? Especialista ensina técnica
Para a rotina corrida de muitas pessoas, cozinhar no dia a dia pode ser um problema, mas recorrer a congelados, ultraprocessados e delivery pode pesar no bolso — e na saúde.
Então, que tal aprender como congelar peito de frango já grelhado para facilitar o preparo de uma refeição caseira, econômica e mais saudável?
Maria Tereza Martins, chef de cozinha, ensina no Mais Você como congelar alimentos da maneira correta. E se engana quem acha que esse processo começar só na hora de ir pro freezer: é preciso estar atento desde a escolha do alimento, que precisa ser fresco e saudável.
Sabe aqueles pontinhos preto ou amassadinhos que a gente descarta para consumir o resto? Esse ingrediente não pode entrar no processo de congelamento. Como o alimento pode levar muito tempo para ser consumido, é necessário evitar o uso de ingredientes que possam contaminar a comida em longo prazo.
Pode congelar frango já grelhado?
A resposta é sim! Você não precisa manter a carne crua no seu congelador. Para ganhar tempo, é possível congelar o frango já grelhado. Você vai precisar apenas de plástico filme ou sacos plásticos próprios para armazenar alimentos.
Para congelar o peito de frango já grelhado, retire a carne da frigideira e dê um choque térmico, usando um “banho-maria gelado”, para parar o processo de cocção. Só depois disso que vamos para a parte de embalar as porções.
Na técnica chamada de sanfonada, a especialista demonstra como embalar o frango grelhado um a um, sendo possível tirar uma porção por vez — evitando descongelar ou contaminar as outras porções, mantendo o frango próprio para uso por mais tempo.
Quais cuidados é preciso ter com comida pronta congelada?
O mais importante é ficar de olho na validade! E por isso, é importante ter uma forma de registrar quando o alimento foi cozido e congelado. Você pode fazer isso, etiquetando as embalagens que vai usar para armazenar, usando materiais que resistam a umidade e ao frio.
Alimentos temperados podem ficar até um mês no congelador. Já alimentos sem tempero podem durar em média quatro meses.
Para manter a suculência, a dica é não cozinhar o frango grelhado por completo antes de congelar. Deixa para terminar de cozinhar na hora que você for consumir — assim você economiza no tempo sem abrir mão de uma refeição saborosa!
É preciso também maneirar nos temperos. Quando o alimento passa pelo processo de congelamento, ele vai absorver mais os sabores que você adicionar na cocção, como o sal e a pimenta. O ideal é não exagerar antes de congelar, tempere depois!
É possível fazer com outras carnes prontas?
Sim! E valem todos os cuidados acima. Você pode usar essa técnica para carne moída, bife à milanesa e hambúrguer caseiro.