CULTURA E EDUCAÇÃO

Enel e MAR realizam exposição itinerante em quatro cidades do Rio

Mostra “Meu lugar” tem a poética do habitar como tema principal. Projeto inaugura no dia 02 de setembro em São Gonçalo e depois passa por Duque de Caxias, Guapimirim e Campos

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição Rio, propõe uma releitura da mostra “Casa Carioca”, realizada pelo MAR em 2020. As obras serão apresentadas ao público de quatro cidades fluminenses: São Gonçalo, Duque de Caxias, Guapimirim e Campos dos Goytacazes. A proposta da exposição, que se inicia sábado, dia 2 de setembro, em São Gonçalo, é fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias. “Meu lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas.

A proposta é ir além do sentido convencional do que seja o habitar, como simplesmente morar ou se alojar em um espaço. “Meu lugar entende a casa como obra das pessoas que a habitam e fala sobre como nos apropriamos e moldamos um espaço para chamá-lo de nosso. O ponto de partida para a reflexão é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, comenta Thiago Fernandes, curador da exposição.

A mostra também reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Poder expandir o MAR para outros territórios é uma maneira de levar o museu para pessoas que nem sempre têm oportunidade de visitá-lo. A exposição possibilita um olhar documental sobre o habitar na realidade dos brasileiros. Dessa maneira, a parceria com a Enel reforça a vocação do MAR de apresentar histórias de uma perspectiva plural e democrática. E a itinerância é fundamental para isso”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. A mostra conta com o apoio e a parceria das prefeituras de São Gonçalo, Duque de Caxias, Guapimirim e Campos dos Goytacazes.

ENEL BRASIL

A Enel Brasil é a maior empresa do setor elétrico brasileiro e líder no desenvolvimento de fontes renováveis de energia no país. É hoje uma das maiores patrocinadoras de cultura do Brasil por meio de leis de incentivo, investindo em cultura, esporte e educação por um amanhã melhor.

Patrocinadora da exposição itinerante “Meu Lugar”, a Enel Rio é a distribuidora do Grupo Enel com atuação em 66 municípios do Estado. abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio, e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR através da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *