É NOTÍCIAPOLÍTICA

Em Angola, Lula diz que governo estuda abertura de Consulado Geral em Luanda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (26) que o governo estuda abrir um Consulado Geral em Luanda.

A declaração foi dada durante o evento de inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa, localizado em Luanda, na Angola. Lula viajou para a África no início da semana. Esta é a primeira visita oficial dele ao continente neste terceiro mandato.

“Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo continente africano, por isso, instrui o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África”, afirmou.

O Consulado-Geral faz parte do Ministério de Relações Exteriores e é responsável por diversos serviços, entre eles, emissão de passaportes e certidões de nascimento.

Em sua fala, o presidente também afirmou que “a volta do Brasil a África se fará também pelos caminhos da cultura”. Nesta sexta-feira (25), Lula disse que o Brasil vai voltar a investir no continente africano e assinou sete acordos de cooperação entre Brasil e Angola.

Desde que assumiu a Presidência, Lula vem ressaltando que vai buscar mais proximidade com a África e com os países em desenvolvimento em geral.

O presidente brasileiro foi para Angola depois de participar do encontro da cúpula de líderes do Brics, na África do Sul. O “giro” de Lula pela África ainda contará com uma parada em São Tomé e Príncipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *