Mortes por dengue quase dobram em uma semana, e RJ chega a 26 óbitos este ano
As mortes por dengue quase que dobraram em apenas uma semana. De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado registra agora 26 óbitos somente este ano.
Eram casos que estavam represados, esperando análise da Comissão de Investigação de Óbitos de Dengue. A comissão confere as informações repassadas pelos 92 municípios.
Desde janeiro foram confirmadas mortes em 16 cidades. Rio, Volta Redonda e Resende são as que têm o maior número de mortes com 4 registros cada. Confira abaixo.
Mortes por dengue:
- Rio: 4
- Volta Redonda: 4
- Resende: 4
- Rio das Ostras: 2
- Macaé: 1
- Cachoeiras de Macacu: 1
- Cabo Frio: 1
- Magé: 1
- Duque de Caixas: 1
- Petrópolis: 1
- Três Rios: 1
- Mangaratiba: 1
- Angra dos Reis: 1
- Paraty: 1
- Barra do `Piraí: 1
- Itatiaia: 1
Outras 72 mortes por dengue ainda estão em investigação.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a equipe da Comissão de Investigação de Óbitos foi reforçada para acelerar a confirmação de novas vítimas da doença. Os técnicos vão trabalhar inclusive nos fins de semana.
O estado decidiu aumentar também as equipes que trabalham no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para agilizar os resultados dos exames de sangue que seguem para o local.
Em janeiro e fevereiro deste ano, o Lacen realizou 35.951 análises de amostras. No mesmo período do ano passado foram 2778 exames — quase 13 vezes mais.
O estado do Rio já registra quase 108 mil casos de dengue este ano (107.833) — mais de 3 mil foram registrados em apenas 24 horas.