No Dia Internacional da Mulher, mutirão de serviços do Governo do Estado realizou cerca de 5 mil atendimentos no Largo da Carioca
O governador Cláudio Castro acompanhou, ao lado da primeira-dama Analine Castro, e da secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, o grande mutirão de serviços voltado para as mulheres, no Largo da Carioca, nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. Promovida pelo Governo do Estado e pela Defensoria Pública, a iniciativa atendeu a quase 5 mil pessoas. Foram oferecidos mais de 40 serviços gratuitos, envolvendo 17 secretarias e órgãos estaduais. Um dos mais procurados foi o banco de empregos da Secretaria de Trabalho e Renda, que ofereceu 700 vagas para o público.
– Neste Dia Internacional da Mulher, não há melhor forma de homenagem do que o cuidado. Cuidar da mulher é uma de nossas prioridades. E isso se reflete nas oportunidades de emprego, no cuidado com a saúde, educação, capacitação profissional e no bem-estar. Seguiremos trabalhando de forma integrada para cada vez mais termos políticas públicas voltadas para as mulheres – afirmou Cláudio Castro.
Estacionado na Carioca, o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde realizou 140 exames. O RJ Para Todos, da Secretaria de Governo, também esteve no Centro do Rio. Foram oferecidos diversos serviços, como a emissão de segunda via da carteira de identidade, isenção para certidão de nascimento, óbito e habilitação para casamento e orientações de defesa do consumidor.
– É um orgulho muito grande, e uma imensa satisfação proporcionar um dia tão especial para as mulheres. Foi uma ação de acolhimento e empoderamento feminino. Mesmo diante de grandes desafios, temos sido assertivos nesta pauta – ressaltou a primeira-dama Analine Castro.
As equipes da Secretaria da Mulher estiveram a postos, tirando dúvidas, dando informações sobre a rede de atendimento e proteção à mulher no estado, e oferecendo atendimentos jurídico e psicológico. Além disso, com apoio do Sebrae, houve também informações sobre empreendedorismo e regulamentação do MEI.
– Essa ação, sobretudo, reafirma o nosso compromisso com as mulheres. Junto ao Governo do Estado, estamos trabalhando para promover cada vez mais oportunidades para mulheres. A luta é constante, mas hoje é um dia de celebração – disse a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.
Bem-estar e dignidade
A atendente de loja Milena dos Santos Lopes era só felicidade. Depois de anos desempregada, ela saiu da Carreta do Trabalhador com uma vaga garantida.
– Estou muito feliz que consegui essa oportunidade. Esse é o melhor presente que eu poderia receber – comemorou.
Ao se ver maquiada pela primeira vez, a cuidadora de idosos Maria Neuma Carneiro, de 58 anos, se emocionou. A produção, que também contou com um penteado especial no cabelo, foi assinada pela equipe do Empoderadas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
– Foi a primeira vez que eu fiz maquiagem e ainda fiz esse cabelo escândalo, maravilhoso. Que tenhamos mais ações assim, para que a gente entenda o que é ser uma mulher empoderada – ressaltou Maria, que também aproveitou para fazer o exame de mamografia.
Já Ana Cristina de Oliveira, de 53 anos, aproveitou para tirar a segunda via do RG.
– Eu vi a notícia de manhã informando sobre o evento e resolvi passar aqui. Eu tirei a segunda via da identidade e aproveitei para incluir o número do CPF. Aproveitei e resolvi tudo, estou feliz e realizada.
A produtora cultural Bruna da Silva, de 25 anos, tirou dúvidas sobre MEI, que é um pré-requisito para fechar contratos e editais.
– Estava com dúvidas de como abrir o MEI, quais são os deveres e os benefícios, mas consegui esclarecer tudo e estou muito satisfeita.
Também estiveram no Dia da Mulher, as secretárias Claudia Mello, de Saúde, Roberta Barreto, de Educação, e Rosangela Gomes, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Além das secretarias e órgãos estaduais, fizeram parte do evento o Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (CEDIM), o Tribunal Regional Eleitoral, a Receita Federal, e instituições parceiras como o Sebrae.