É NOTÍCIAGERAL

Onda de calor pode ter reflexo no Rio, que tem sensação térmica de 57,5 graus, às 10h35, nesta sexta-feira

O último fim de semana do verão será de temperaturas elevadas na cidade do Rio, reflexo da nova onda de calor que atinge parte do Brasil. Nesta sexta-feira, que nem era previsto de ser o dia mais quente, já teve registro nas alturas, com sensação térmica de 57,5 graus em Guaratiba, Zona Oeste da capital, às 10h35. No mesmo horário e local foi registrada a máxima do dia — até agora — de 34,9 graus. Os dados são da estação do Alerta Rio, sistema da prefeitura carioca.]

Entre os cinco estados que sofrerão diretamente com o fenômeno, como apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio de Janeiro não está na lista, mas tem impacto dada as mudanças no tempo nos vizinhos, como em São Paulo, que terá o interior atingido pela nova onda. A tendência é de alta temperatura na capital fluminense, com o pico do calor no domingo, com previsão de máxima de 39 graus.

Segundo o Inmet, a onda de calor vai atingir diretamente os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, o interior de São Paulo e um trecho do noroeste do Rio Grande do Sul. Para estas regiões, o órgão emitiu alerta vermelho, que caracteriza um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional, isto é, de grande perigo. Um dos cuidados a serem tomados neste período é o reforço na hidratação e evitar ao máximo exposição ao sol.

Para ser caracterizada como onda de calor, as temperaturas máximas devem estar elevadas em cinco ou mais graus acima de suas médias por, no mínimo, três dias consecutivos. No Rio, essas características não vão ocorrer, mas, ainda assim, não vai ser um período de refresco.

Segundo o Alerta Rio, as temperaturas apresentarão elevação nos próximos dias, com predomínio de céu com poucas nuvens. A chuva deve voltar só na terça-feira, quando os termômetros podem apresentar leve queda. Confira a previsão:

  • Sexta-feira, dia 15: céu claro a parcialmente nublado; sem chuva. Mínima de 22 graus e máxima de 37 graus.
  • Sábado, dia 16: céu claro a parcialmente nublado; sem chuva. Mínima de 22 graus e máxima de 38 graus.
  • Domingo, dia 17: céu claro a parcialmente nublado; sem chuva. Mínima de 22 graus e máxima de 39 graus.
  • Segunda-feira, dia 18: céu nublado a parcialmente nublado; sem chuva. Mínima de 21 graus e máxima de 37 graus.
  • Terça-feira, dia 19: céu parcialmente nublado a nublado; pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite. Mínima de 20 graus e máxima de 36 graus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *