CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Estátua de Betinho é inaugurada na Praia de Botafogo

A estátua do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (21) na Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio. O sociólogo, que foi um dos maiores nomes do país na luta contra a fome, foi retratado dentro da “fábula do beija-flor”, que sempre costumava contar.

Sempre que era questionado se as ações dele e de outros brasileiros não eram pequenos diante de um problema tão grave como a fome no Brasil, Betinho contava que o beija-flor usava o bico para tentar apagar um incêndio na floresta e, questionado sobre a capacidade de sua atuação, ele dizia que não conseguia apagar as chamas sozinho, mas se cada animal fizesse a sua parte, o fogo iria cessar.

“Olha, ele chegou no brasil como irmão do Henfil. Ele lutou contra a ditadura, lutou pela democracia, ele lutou contra a fome, que foi seu maior legado. Até hoje, 30 anos. Então é uma convocação realmente pra que todos façam sua parte. Pra que todos sejam beija-flores. Porque infelizmente, muitos dos problemas da época deles estão aqui de volta, estão com força total”, disse Daniel Souza, filho de Betinho.

O sociólogo, que morreu em 1997, é o fundador da Ação da Cidadania, iniciativa que já distribuiu 55 mil toneladas de alimentos para 26 mil pessoas em todo o país.

A estátua fica localizada na Praia de Botafogo, na altura da Rua São Clemente.

O bairro foi escolhido por ser onde Betinho morou, assim como o lugar onde fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), atualmente instalado no mesmo endereço da Ação da Cidadania.

A trajetória do sociólogo também é retratada em “Betinho: no fio da navalha”, disponível no Globoplay. A obra foi recentemente selecionada para o Festival Internacional de Séries de Cannes, sendo a única produção brasileira escolhida para a premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *