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Centro do Rio terá Rua da Cerveja; prefeitura vai incentivar cervejarias artesanais no local

A Rua da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, vai virar a Rua da Cerveja. Essa é a ideia da Prefeitura do Rio, que lançou um projeto para ocupar a região com cervejarias artesanais. O objetivo é reabrir lojas e revitalizar um endereço histórico da capital.

Segundo o poder público municipal, durante um período, a prefeitura vai ajudar financeiramente as empresas do setor que quiserem se instalar na região. Atualmente, 13 cervejarias já toparam participar do programa.

O projeto pretende ainda investir na revitalização da Rua da Carioca, com obras de requalificação urbana, ampliação das calçadas e redução das faixas para veículos. A Rua da Cerveja também vai ganhar nova iluminação e mobiliário, como mesas, bancos e cadeiras.

Nesta quarta-feira (27), o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, o presidente da Companhia Carioca de Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, e a presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura Di Blasi, participam da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão dos primeiros participantes da Rua da Cerveja.

O projeto, desenvolvido nos moldes do Reviver Centro Cultural, vai oferecer um subsídio para atrair os empresários do setor cervejeiro. O município lançou um edital para chamamento dos donos dos imóveis que queiram alugar seus espaços e um edital para selecionar as cervejarias que estejam interessadas em se instalar no local.

O repasse será de R$ 1.000 por m² para reforma e de R$ 75 por m² para despesas mensais, considerando um teto para imóveis de até 200m². Os repasses mensais duram entre 30 e 48 meses.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, a Rua da Cerveja deve movimentar R$ 222 milhões em 4 anos e gerar uma massa salarial (soma dos salários) de R$ 41,8 milhões, no mesmo período. A expectativa é que sejam criados 500 novos empregos.

As lojas inscritas no projeto precisam estar vazias e ser de fachada ou ter algum contato com a rua. Já as cervejarias precisam produzir e comercializar seus rótulos, propor atividades e eventos que envolvam o público e funcionar à noite e aos finais de semana.

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