Presidente do TRE-RJ visita Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, visitou, nesta quinta-feira (11), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. O magistrado foi recebido pelo subsecretário da PM, coronel Fábio Laviola, que apresentou as instalações e infraestrutura do local, que estarão à disposição para assegurar a segurança das eleições de outubro.
O presidente Henrique Figueira conheceu o Gabinete de Crise, que dispõe de telão com 98 monitores que exibem mapas e imagens da cidade, e permitem o monitoramento da região Metropolitana 24 horas por dia, por meio de sistema de câmeras de reconhecimento facial, espalhadas em vias públicas.
“Desde que começamos a utilizar esse sistema, em 29 de dezembro de 2023, já conseguimos prender 90 pessoas que circulavam, com mandados de prisão já expedidos”, disse o coronel Laviola.
O desembargador Figueira também conheceu o Comando e Controle Móvel (CICCM), caminhão recém adquirido pela Polícia Militar, que reproduz toda a tecnologia do CICC e é capaz de transmitir imagens em tempo real, inclusive de drones. “Um reforço para a segurança de grandes eventos”, disse Laviola.
“A tecnologia é uma grande aliada para a tomada de decisões eficientes”, disse o presidente do TRE-RJ, Henrique Figueira. O magistrado aproveitou a oportunidade para reforçar os laços entre a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar. “Essa parceria de longa data é firme e deve ser colocada em prol da sociedade. A união de esforços entre órgãos de segurança é essencial para o êxito das eleições”, completou.
O CICC reúne representantes de diversos órgãos de segurança como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Municipal, além de Samu, CET-Rio, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre outros.
Também participaram da visita o juiz-auxiliar da Presidência, Rafael Estrela, o coordenador de Inteligência e Segurança Institucional da Presidência (Cosin), coronel Claudio Eduardo Lopes de Oliveira, e integrantes da Seção de Polícia Judicial (Poljud), capitão Cassiano de Almeida, e da Seção de Inteligência, major Luiz Felipe Furtado.