CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Secretária de Estado de Educação visita escola em Macaé

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, visitou o tradicional Colégio Estadual Rachel Reid Pereira de Souza, em Macaé, no Norte Fluminense, na nessa sexta-feira (19/04). Acompanhada do deputado estadual Chico Machado, ela participou de reuniões com diretores e equipes de educação locais e de mais quatro municípios: Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras e Conceição de Macabu. Roberta ouviu as demandas dos gestores e realizou entrega de livros na instituição.

— Estamos muito felizes de estar aqui, nesta escola, que se preocupa tanto com temas atuais. Com certeza, ações como a que estamos fazendo aqui vão ajudar bastante na formação de nossos alunos. A missão da Secretaria de Estado de Educação é encontrar mecanismos que busquem sempre oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar — comentou Roberta Barreto que, no encontro, se comprometeu em resolver diversas questões, como reformas de quadras poliesportivas e refeitórios, substituição de telhados, contratação de funcionários de apoio, construção de auditórios, podas de árvores e adequação da rede elétrica para climatização das unidades.

O Colégio Estadual Rachel Reid Pereira de Souza é um dos mais tradicionais da rede e um orgulho para toda a comunidade. Com mais de 300 alunos do Ensino Médio, a unidade completou 50 anos, recebendo uma justa homenagem na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, por meio de Moção de Aplausos e Congratulações do parlamento. O deputado Chico Machado comentou também sobre a importância da escola para toda a comunidade.

— Essa escola faz parte da minha família. Sou de uma família repleta de professores, e sou nascido e criado aqui em Aroeira. Hoje é um dia histórico para nós. Agradeço a secretária, que prontamente se colocou à disposição de estar aqui conosco, e creio que seja a primeira vez de um secretário aqui, nos 50 anos desta instituição. E, aproveitando este momento, deixo essa mensagem aos nossos estudantes: É muito importante ler e participar de vida política – frisou o deputado.

Desde sua inauguração, o colégio investe em aulas atrativas para dinamizar o trabalho pedagógico. Um destaque importante é a horta criada em 1973 pela professora Edmea Alves Machado, com o objetivo de estimular a conscientização dos alunos sobre a importância de um mundo mais sustentável, incentivando a alimentação saudável.  O espaço é usado para projetos educativos com foco nos valores ambientais e sociais.

— A educação está no meu coração e o Rachel Reid também. Fui criada em fazenda e pude desfrutar de um ambiente saudável. Percebi que é essencial uma boa alimentação para a promoção da saúde. Assim que me tornei professora, já tinha em mente o propósito de formar esse espaço natural na escola, para que todos pudessem aproveitar. Estamos muito felizes com a presença da secretária aqui, e aproveito para pedir irrigação e sombrite para nossa horta — destacou Tia Edmea, como é conhecida por lá, que completou 85 anos em 2023, sendo 50 desses dedicados ao colégio.

A importância da leitura

A entrega dos livros paradidáticos também foi festejada por toda a comunidade local, que percebeu o trabalho da pasta e acompanhou os esforços realizados em prol dos estudantes locais. Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino, destacou a importância da leitura e do trabalho em conjunto com os grêmios estudantis.

— Esse trabalho é um desejo antigo nosso, da Seeduc, ouvindo deles sobre quais livros gostariam de ler. Fizemos esta aquisição baseada nas escolhas de nossos grêmios — lembrou Joilza.

O subsecretário David de Andrade conversou com os gestores sobre as melhorias que devem ser realizadas nas unidades, para que o ambiente escolar possa se tornar mais funcional e propício para a melhor aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. A secretaria já mapeou as escolas e está trabalhando para fazer as melhorias estruturais e equipar todos os colégios.

— A maioria das unidades do estado são muito antigas, o que acontece com a maior parte dos espaços públicos. A nossa prioridade vai ser sempre evitar que as aulas sejam interrompidas. A gente está tentando tornar cada vez mais efetivo todo o processo — afirmou o subsecretário, ressaltando que a secretária Roberta já determinou uma força-tarefa para atender aos pedidos, priorizando climatização e reforma de telhados.

O diretor do Colégio Estadual Luiz Reid, Mário Meirelles, de Macaé, se mostrou bastante animado com a visita da equipe da Seeduc na região e reafirmou o empenho para melhores resultados na aprendizagem de toda a região.

— Eu sou professor e estou diretor. Brinco com os alunos dizendo que tenho apenas um mês à frente da escola e parece que já são cinco anos. Lutamos por nossos alunos e nossos professores, para que a gente tenha força em nossa fala e possamos compartilhar nossos problemas. Com a união que estamos vendo hoje, de política de forma verdadeira, a gente tem mais gás para trabalhar. Nós somos um exército inteiro para trabalhar com vocês. Muito obrigado — agradeceu o diretor.

Roberta Barreto celebrou este momento no Norte Fluminense, destacando a comunidade escolar local e ressaltando a importância da leitura para a formação dos estudantes.

— Ler é uma grande passagem para o conhecimento. Quem lê bem escreve bem. Um dos grandes segredos do Enem é a redação, e uma boa pontuação nesta etapa abre muitas portas. Temos grandes nomes e grandes títulos aqui. E que vocês possam, por meio da leitura, buscar seus projetos de vida. A gente sabe que será uma longa jornada, mas esse é o legado que queremos deixar — concluiu a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *