Dia Nacional do Homem: Especialistas orientam sobre cuidados com a saúde
Celebrado no Brasil desde em 15 de julho desde 1992, o Dia Nacional do Homem é diretamente ligado ao incentivo à prevenção de doenças e promoção da saúde masculina. Médico do CDPI, Romulo Varella destaca cuidados básicos, porém importantes para uma longevidade saudável.
“Esse é o dia de lembrar que saúde não é só ausência de doença. É a promoção de uma vida saudável. O que se faz todos os dias como uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, evitando doenças crônicas que afetam a qualidade de vida”, destaca. “É importante lembrar homens que tem mais de 50 anos, principalmente com histórico de câncer na família devem estar atentos, ir ao urologista”, orienta Romulo.
O lembrete no calendário é uma oportunidade para refletir sobre a saúde masculina. Rosita Fontes, endocrinologista e médica do laboratório Lâmina, destaca que os homens são resistentes a procurar os serviços de saúde. “A mulher, namorada, a família insiste, mas há uma resistência e em alguns casos eles só vão quando a situação é grave. O Ministério da Saúde dá uma atenção especial a este tema com recomendações sobre doenças mais prevalentes na população masculina. Com recomendação de exames de rotina como hemograma, EAS de urina, exame de fezes e da glicose no sangue”, lembra a médica. Há ainda recomendação do PSA que mostra alterações que podem indicar problemas da próstata. “É importante prevenir. Caso o homem já tenha alguma alteração no exame que mostre necessidade de controlar o colesterol, por exemplo, é possível cuidar. E quando exames do coração detectam precocemente alterações do sistema cardiovascular, podemos prevenir enfartos, derrames e tratar problemas precocemente. Quem tem diabetes ou pressão alta deve sempre levar estas questões ao médico”, ressalta Rosita Fontes.
Cânceres mais comuns nos homens
De acordo com o Ministério da Saúde, além do câncer de pele não melanoma, que é o mais comum em homens e mulheres, os cânceres de próstata, colorretal e traqueia brônquio e pulmões são os mais comuns em homens. Prevenir é garantir uma vida mais saudável e feliz.