País africano registra dois casos de vírus parecido com Ebola
Um novo vírus, que se assemelha ao Ebola, foi registrado novamente na África, como confirma as autoridades sanitárias neste domingo (17). Com nome de Marburg, o vírus foi registrado em Gana e já tem dois casos confirmados da doença no país.
Segundo o Serviço de Saúde de Gana, em 8 de julho, as amostras de sangue de duas pessoas que morreram na região sul do país tinham a possibilidade de confirmar a presença do vírus. Rapidamente, as amostras foram enviadas ao Instituto Pasteur de Dacar, no Senegal, para a confirmação do diagnóstico. O resultado confirmou a informação positiva nas duas amostras. Antes do falecimento, as duas pessoas apresentaram sintomas como diarreia, febre, náusea e vômito, confirmou a OMS.
A doença do vírus de Marburg é transmitida aos seres humanos por morcegos frugívoros e se propaga pelo contágio direto com fluidos corporais de pessoas infectadas, superfícies e materiais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa é a primeira vez que o vírus é confirmado em Gana.
Em Setembro de 2021, o primeiro surto do vírus de Marburg chegou ao fim na África Ocidental, após 42 dias de ser identificado na República Guiné.