Atletas do Projeto Geração UPP que brilharam no Brasileiro de Jiu-Jitsu vão disputar campeonato internacional nos EUA
Sete atletas do Projeto Geração UPP Jiu-Jitsu, da Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM), vão participar do Campeonato Pan Kids Jiu-Jitsu Championship IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), entre os dias 26 e 28 deste mês, na Flórida (EUA). Três dos sete jovens – Mayara Aleixo Palmares, de 15 Anos, Agatha Martins Souza, de 14, e Marion Timóteo Barbosa, também de 14 – fazem parte do grupo que conquistou 20 medalhas no tradicional Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado recentemente, entre os dias 21 e 22 de junho, em Barueri-SP.
Das duas dezenas de medalhas, com destaque para a equipe feminina, três foram de ouro, três de prata, treze de bronze e uma de participação especial. Para o coordenador-geral da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), coronel Luiz Carlos dos Santos Baptista, a nova disputa internacional coloca ainda mais em evidência os talentos descobertos pelo projeto nas comunidades do Rio.
– Estamos todos muito orgulhosos dessas recentes conquistas no Brasileiro de Jiu-Jitsu e na torcida para que a participação dos nossos atletas no Pan Kids, na Flórida, também traga mais resultados positivos para a equipe Geração UPP – destacou Baptista.
A delegação para o Pan Kids Jiu-Jitsu, com representantes das comunidades Providência, Manguinhos e Batan, viajará para os Estados Unidos com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A coordenação do Geração UPP, que batizou a “missão EUA” de ‘Em Busca do Sonho Dourado’, espera ainda contar com apoio da iniciativa privada para cobrir parte das despesas com a viagem e passagens.
SOBRE O PROJETO GERAÇÃO UPP
Criado em 2009, o Geração UPP é ministrado por policiais militares graduados em artes marciais, que se dedicam a ensinar gratuitamente técnicas e a filosofia do Jiu-Jitsu a moradores de 24 comunidades cariocas com UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). Eles promovem não apenas o esporte, mas também a integração e o desenvolvimento comunitário.
Atualmente mais de 4 mil crianças e adolescentes de diversas comunidades cariocas são integrados ao projeto, que nasceu da parceria entre as secretarias de Estado da Polícia Militar e de Esporte e Lazer, Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil, Prime Esportes e Boomboxe (empresa de simuladores para as aulas de Jiu-Jitsu).
Descobrindo campeões
Ao longo dos anos, o projeto tornou-se um celeiro de campeões, colecionando importantes títulos nacionais e internacionais. A participação dos atletas nas competições depende principalmente do apoio de parceiros locais e iniciativa privada.
No último Brasileiro de Jiu-Jitsu, a Geração UPP levou para as competições 56 atletas, professores e voluntários. A delegação foi formada por alunos das UPPs do Batan, Cidade de Deus, Providência, Formiga, Macacos, Mangueira, Adeus, Manguinhos, Barreira do Vasco e Santa Marta.
A participação da equipe foi viabilizada pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, que garantiu transporte por meio da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, e do 5° Batalhão de Ações Especiais (BAEP) da PM do Estado de São Paulo, com hospedagem e alimentação dos militares.