SAÚDE

Em websérie, Museu da Vida da Fiocruz usa universo gamer para falar sobre vacinação

Como chamar a atenção do público infantil para a importância da vacinação? A mais nova aposta do Museu da Vida Fiocruz é a websérie Invasores, a história de um campeonato de videogame no qual o inimigo é um vírus. Com estreia em 19 de julho, no canal do museu no YouTube, a obra surgiu a partir de uma preocupação: a redução do número de crianças vacinadas contra sarampo no Brasil, com a consequente perda, em 2019, do certificado de país livre da doença.

Com sete episódios, a websérie aborda o tema com humor, efeitos sonoros e visuais, estética pixelada dos anos 1980 e informações validadas por consultores científicos da Fiocruz. Por meio da fantasia, a trama toca em pontos sensíveis associados à vacinação, como o movimento antivacina, fake news (notícias falsas), cobertura vacinal e sistema imunológico.

A história se passa em um campeonato do jogo Invasores, no qual duas equipes têm o desafio de salvar o planeta de uma invasão. Durante a disputa, porém, os adversários precisam se unir para combater um inesperado vírus que entra no sistema. A ameaça virtual também existe no mundo real: é um morbillivírus, capaz de causar doenças em animais e seres humanos, entre as quais o sarampo.

Chefe do Museu da Vida Fiocruz, Héliton Barros destaca o caráter inovador da produção, originalmente uma peça de teatro: “É o nosso primeiro produto audiovisual mais robusto. Foi um trabalho enorme, que representou um grande desafio e envolveu meses de planejamento. A obra está alinhada à missão do museu e da Fiocruz, uma vez que estamos pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na promoção da saúde”.

Conteúdo extra e legendagem em outras línguas

A perspectiva, diz Héliton, é que a websérie dirigida por Letícia Guimarães, com roteiro de Livs, chegue às escolas do Brasil e de outros países de língua portuguesa. “Vamos preparar um material para que o professor possa acessar conteúdo extra capaz de ajudá-lo a explorar melhor os temas em sala de aula”, explica. Outro desejo é que a obra ganhe legendagem em inglês e espanhol, ampliando ainda mais o seu alcance.

Com Vanu Rodrigues, Ricardo Lopes, Luiz Paulo Barreto, Hugo Germano, Pablo Aguilar, Gustavo Ottoni e Gé Lisboa no elenco, Invasores tem como patrocinadores máster Ternium, IBM e Janssen. Também recebeu apoio financeiro da TechnipFMC, White Martins, Rio Galeão, Schott, Fresenius, Amil, Bayer, Abbott e EDF Norte Fluminense e copatrocínio de Dataprev, Naval Group e Siemens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *