CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

RioHarpFestival encerra temporada no Palácio Tiradentes, sede histórica da ALERJ, com homenagem à África

A 19ª edição do RioHarpFestival encerra sua temporada de espetáculos no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A apresentação será realizada nesta quarta-feira (31/07) , às 18h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. O evento homenageia o continente africano com show do Grande Coro “Vozes da África”. No repertório, músicas e hits em zulu e inglês. A entrada é gratuita.

 

Considerado o maior festival de harpas do mundo e único no Brasil, o RioHarpFestival faz parte do Música no Museu, maior série de música clássica do País. A programação da noite inclui temas de filmes da África acompanhados por atabaques, piano e percussão africana. Participação especial de Fabio Simões (¨Mukanya¨), com harpas africanas Kora e Kamale N´Goni (do oeste africano de 12 cordas), além de percussão da mesma região.

 

“Trazer o encerramento desta temporada para o Palácio Tiradentes é uma honra. O RioHarpFestival é um evento consagrado e a população poderá assistir a esse espetáculo gratuitamente no Plenário, o coração da Casa. A Alerj está de portas abertas e convida a todos para essa noite emocionante”, comentou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

 

Sob a direção geral do maestro Luiz Lima e direção musical do maestro Leandro Campanatte, o Grande Coro “Vozes da África” foi formado no início deste ano pelos corais do Clube de Regatas do Flamengo e do Grupo Vocal Clave de Sol, com o objetivo de homenagear a cultura africana. A direção de produção é de Meg Menezes e o figurino de Marina Menezes.

 

“É com maior alegria que encerramos essa primeira parte do RioHarpFestival no Palácio Tiradentes, que tem sido um grande parceiro do nosso projeto. O festival mostrou grande sucesso e já registrou um público de cerca de sete mil pessoas até a penúltima semana de espetáculos. Ficamos muito felizes com essa aceitação por parte do público e a participação de harpistas de 22 países engrandeceu o evento”, disse Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do RioHarpFestival.

 

A programação completa pode ser acessada no site www.musicanomuseu.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *