É NOTÍCIAGERAL

Agosto Lilás: no mês de aniversário da Lei Maria da Penha, o Programa Empoderadas, do Governo do Estado, oferece acolhimento jurídico gratuito às passageiras do MetrôRio

A ação acontecerá nos dias 22 e 29 na Estação Carioca, e tem por objetivo sanar as principais dúvidas e orientar mulheres contra a violência de gênero
O que caracteriza a violência doméstica? Onde denunciar? Quais os direitos da vítima? O que acontece com o agressor após a denúncia? É para responder essas, e outras dúvidas, que uma equipe de advogadas do Programa estará presente com um estande na Estação Carioca oferecendo acolhimento gratuito às passageiras. Os atendimentos serão realizados de maneira individual, das 07h às 12h, nas próximas quintas-feiras deste mês, nos dias 22 e 29. Essa é mais uma ação das atividades do Empoderadas durante o Agosto Lilás, campanha instituída no mês de aniversário da Lei Maria da Penha. 

Mayara Nicolitt, advogada do Programa Empoderadas, explica a importância das mulheres conhecerem seus direitos para romperem o ciclo da violência.

 

– Trabalhamos para fortalecer a rede de prevenção e combate à violência contra a mulher facilitando o acesso à informação e a justiça. A Lei Maria da Penha é uma ferramenta extremamente eficaz, tendo sido eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo na prevenção e proteção da violência contra a mulher. Em nosso estande, advogadas estarão prontas para fornecer informações e acolher mulheres que estejam passando por qualquer situação de violência – concluiu a advogada.

 

Segundo Erica Paes, Superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Estado, oferecer acesso ao conhecimento das leis pode transformar a realidade de mulheres em situação de violência.

– Durante o acolhimento jurídico na Estação Carioca, mulheres terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com as advogadas do Programa, receber informações detalhadas e aprofundar o conhecimento sobre seus direitos. De maneira acolhedora, elas poderão entender melhor os diferentes tipos de violência descritos na lei. O acesso ao conhecimento é fundamental para que as vítimas busquem a ajuda adequada, garantindo assim que medidas de proteção sejam adotadas e seus direitos sejam preservados – ressaltou.

 

Sessão de beleza e aulas de prevenção no tatame

Durante a ação, um estande com serviços gratuitos de beleza também estará à disposição das mulheres. Serão oferecidos os serviços de massagem, trança, design de sobrancelha e maquiagem. Da mesma forma, um tatame será montado para que passageiras do MetrôRio tenham a oportunidade de vivenciar a experiência de aulas técnicas de leitura corporal para desvencilhamento ministrada por professoras especialistas em diferentes artes marciais, que atuam nos polos do Programa.

 

Saiba mais sobre o Programa Empoderadas

Com 64 polos em diferentes regiões do estado do Rio, o Programa Empoderadas oferece rede de apoio multidisciplinar, gratuita, voltada à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher.

As atividades incluem aulas técnicas para leitura corporal e desvencilhamento, realizadas em tatames e com a instrução de professoras especialistas; assistência e acolhimento nas áreas jurídica, social e psicológica; além de cursos profissionalizantes para combater a dependência financeira.

Acompanhe o Programa Empoderadas: https://www.instagram.com/empoderadas.rj/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *