Fábio brilha nos pênaltis, e Fluminense elimina o Grêmio na Copa Libertadores
Fábio foi o herói mais uma vez. O arqueiro pegou duas cobranças de pênalti e classificou o Fluminense para as quartas de final da Copa Libertadores. Os cariocas começaram avassaladores, abriram 2 a 0 sobre o Grêmio, mas viram o ritmo cair e o time gaúcho diminuir.
Com a vitória por 2 a 1, o duelo foi para os pênaltis nesta terça-feira (20), no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Na disputa, Fábio pegou as cobranças de Nathan e Cristaldo, classificando o Flu por 4 a 2. O sonho do bicampeonato segue vivo. Os gols do jogo foram marcados por Thiago Silva e Arias, para os cariocas, e Gustavo Nunes para o Grêmio.
Thiago Silva, Lima, John Kennedy e Arias marcaram na disputa, enquanto Ganso perdeu para o Fluminense. Reinaldo e Monsalve marcaram as penalidades dos gaúchos.
O Fluminense agora enfrenta o Atlético nas quartas de final da Copa Libertadores. As equipes se enfrentarão nos dias 17 e 26 de setembro.
Avalanche do Fluminense
Precisando do resultado, o Fluminense começou como uma verdadeira avalanche. Nos primeiro dez minutos, sequer deixou o Grêmio avançar para o campo de ataque. O Flu começou a ser dominante e cada vez mais rondar a área gaúcha.
Com três zagueiros, o Grêmio queria um contra-ataque para fazer o primeiro e aumentar ainda mais a vantagem no confronto. Mas nem com Soteldo sendo o desafogo os gremistas chegavam ao gol de Fábio. A pressão carioca surtiu efeito.
O primeiro do Monstro!
Thiago Silva desencantou com a camisa do Fluminense. E logo no seu primeiro jogo no Maracanã pela Copa Libertadores. Após o Flu ser dominante, na bola parada veio o primeiro do camisa 3.
Arias cobrou escanteio e o Monstro subiu mais que toda a defesa do Grêmio para testar firme e abrir o placar no Maior do Mundo. O gol acabava com qualquer vantagem que os gaúchos ostentavam. Precisou de 13 minutos para o Flu ficar mais vivo do que nunca na eliminatória.
VAR, pênalti e gol!
E quem achou que o Fluminense pararia no primeiro gol, a pressão continuou. O Fluminense esmagou o Grêmio nos primeiros 30 minutos de jogo. E com auxílio do árbitro de vídeo, um toque de mão de Dodi, após chute disparada e finalização de Arias. Infração marcada.
Na cobrança, o camisa 21 não desperdiçou e aniquilou de vez a vantagem do Grêmio. Com perfeição, o colombiano marcou para o Fluminense: 2 a 0, em 28 minutos de jogo.
Grêmio melhora
Depois do passeio sofrido na primeira etapa, o técnico Renato Gaúcho mexeu na equipe e desfez a formação com três zagueiros. Desta maneira, o time gaúcho melhorou na partida e começou a criar chances de buscar o gol que levaria a decisão para os pênaltis.
Antes do Grêmio equilibrar o duelo, Ganso quase fez uma pintura no primeiro minuto da etapa complementar. Ele encobriu Marchesín da entrada da área, mas a bola caprichosamente tocou no travessão. Por pouco o Flu não sacramentou a vaga.
Gol anulado
A pressão do Grêmio surtiu efeito, mas o impedimento atrapalhou os planos do time gaúcho, Soteldo sofreu falta na ponta na área, após bela jogada. Na cobrança, Reinaldo colocou na cabeça de Jemerson, que diminuiu.
No entanto, o zagueiro gremista estava em posição irregular ao desviar a bola e o árbitro de vídeo, após traçar as linhas, anulou o que seria a reação dos gaúchos.
Agora valeu
De tanto pressionar, veio o buscado gol do Grêmio. Dominante no segundo tempo, a equipe de Renato Gaúcho chegou ao gol com o jovem Gustavo Nunes, que saiu do banco de reservas.
Ele aproveitou rebote de Fábio – que tinha falhado no gol anulado – após jogada de Monsalve e só empurrou para o gol vazio. Gol com dedo de Renato, com dois jogadores que vieram do banco. Gol que levou o duelo para a disputa por pênaltis.
Os pênaltis
Fluminense
- Ganso acertou a trave;
- Thiago Silva converteu;
- John Kennedy converteu;
- Lima converteu;
- Arias converteu
Grêmio
- Reinaldo converteu;
- Nathan perdeu;
- Monsalve converteu;
- Cristaldo perdeu
Próximos jogos
Pela Série A Campeonato Brasileiro, no sábado (24), às 21h (de Brasília), o Fluminense visita o Atlético, na Arena MRV, ainda na luta para deixar o Z4 da competição.
Na briga contra o rebaixamento também, mas em situação mais confortável, o Grêmio visita o Criciúma, no domingo (25), às 16h (de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse.
Fluminense (4) 2×1 (2) Grêmio
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo), Guga (Esquerdinha); André, Martinelli (Nonato) e Ganso; Arias, Serna (Lima) e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.
Grêmio
Marchesín; Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann (Cristaldo); João Pedro, Villasanti, Dodi (Monsalve) e Reinaldo; Pavon (Gustavo Nunes), Soteldo (Nathan) e Braithwaite (Aravena). Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Thiago Silva (Aos 13 min do 1º tempo), Arias (Aos 28 min do 1º tempo) para o Fluminense
Gustavo Nunes (Aos 30 min do 2º tempo) para o Grêmio
Cartão amarelo: Kauã Elias, Samuel Xavier, Guga, Ganso, John Kennedy (FLU); Soteldo, Dodi, Jemerson(GRE)
Cartão vermelho: NenhumMotivo: Jogo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 20 de agosto de 2024, às 19h (de Brasília)
Público e renda: 46.757 presentes/R$ 1.809.068,50
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Pablo Llarena (URU)
Arbitro de vídeo: Christian Ferreyra (URU)