É NOTÍCIAESPORTES

Governo do Estado embarca delegação do TIME RJ para os Jogos Escolares Brasileiros 2024

O Governo do Estado começa a embarcar, nesta sexta-feira (20/09), os 259 integrantes da delegação fluminense que vão representar o Rio de Janeiro na 4ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB’s 2024, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Para garantir a participação da delegação fluminense, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer forneceu aos atletas um kit de uniformes – composto por mala de viagem, casaco, calça, camisas, bermuda, tênis e meia -, além de garrafa squeeze. As passagens aéreas para levar os atletas a Pernambuco também foram fornecidas pelo Governo do Rio, em parceria com o Ministério dos Esportes. Pela primeira vez a competição será realizada no Nordeste, tendo Recife (PE) como cidade-sede.

–  Nosso compromisso com o incentivo ao esporte é sólido. A Secretaria de Esporte e Lazer tem cuidado dessa nova geração com muita dedicação. Para essa competição, temos uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeutas, psicólogos e profissionais de educação física que vai embarcar junto com os atletas, destacando o compromisso do Governo do Rio com o desporto escolar. Estamos garantindo as condições necessárias para que o TIME-RJ possa ter um ótimo desempenho e vivenciar toda a experiência dos Jogos Escolares Brasileiros – afirmou o governador Cláudio Castro.

Os Jogos Escolares Brasileiros estimulam a participação dos jovens da educação básica de ensino em atividades desportivas. Os atletas que vão viajar representando o TIME-RJ foram escolhidos após apresentar os melhores resultados nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), que foram organizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e serviram de seletivas para a competição nacional.

–  Após um intenso trabalho para reestruturar as seletivas e montar os Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estamos agora com tudo pronto para que nossos jovens possam apresentar o melhor desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros. Esse esforço não apenas revela novos talentos, mas também inspira outros jovens nos ambientes escolares, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do esporte e da nossa sociedade – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Esporte e inclusão

Nesta edição do JEB’s, o TIME-RJ vai competir em todas as 18 modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, luta olímpica (wrestling), natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei de praia.

A delegação fluminense, com 207 estudantes-atletas, 39 técnicos e 13 dirigentes, vai embarcar rumo a Pernambuco em quatro grupos, até o próximo dia 30 – as competições do JEB’s serão realizadas até 3 de outubro. Um dos destaques da delegação é a estudante-atleta Maria Eduarda Lima de Aquino, de 13 anos, única atleta PCD da delegação que vai competir nos Jogos Escolares Brasileiros, no atletismo-adaptado. Maria Eduarda tem deficiência intelectual moderada e transtorno do processamento auditivo central.

Os atletas do Rio de Janeiro que apresentarem os melhores desempenhos nos jogos em Recife poderão se candidatar ao Bolsa Atleta RJ – programa do Governo do Rio que concede bolsas de R$ 500 a R$ 5 mil para apoiar o desporto fluminense.

Para garantir a presença da delegação fluminense no JEB’s, a Secretaria de Esporte e Lazer do Rio realizou, de junho a agosto, os Jogos Escolares do Rio de Janeiro, que pela primeira vez permitiu a participação de estudantes-atletas de todo o estado. Foram 5.177 atletas, que representaram 71 municípios fluminenses. Eles participaram de 81 competições, realizadas em 20 cidades e 38 locais de prova, incluindo equipamentos olímpicos como a Arena 1, no parque Olímpico da Barra, e o Parque Radical de Deodoro.

–  O JERJ foi fundamental para identificar e preparar os talentos que agora representarão o Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros. Estamos orgulhosos de ver o esforço desses jovens ser recompensado com a oportunidade de competir nacionalmente – comemorou o coordenador do JERJ, João Lucas Orsay.

Além dos Jogos Escolares Brasileiros, o JERJ também serviu de seletiva para os Jogos da Juventude (JJ), organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Neste ano, a competição também será disputada no Nordeste, mas no estado da Paraíba, tendo João Pessoa como cidade-sede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *