Luiz Henrique se consolida como homem-gol e vira vice-artilheiro do Botafogo na temporada
Luiz Henrique vive um momento especial no Botafogo. Convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira, ele se tornou vice-artilheiro da equipe na temporada ao colocar a bola na rede que decidiu o clássico com o Fluminense em 1 a 0.
Contratado no começo de 2024, o camisa sete tem nove gols marcados em 41 jogos com a camisa alvinegra, superando Savarino, Tiquinho Soares e Eduardo no posto de segundo maior marcador, todos com oito.
Desde que voltou da Data Fifa, em que disputou dois jogos pelo Brasil, ele marcou dois gols em três partidas disputadas, garantindo vitórias importantes sobre Corinthians e Fluminense. O desempenho no clássico, no entanto, rendeu um alerta de Artur Jorge.
— Hoje o Luiz Henrique teve sorte porque eu estava quase a tirá-lo no intervalo. Achei que a primeira parte dele foi abaixo do que ele é capaz de fazer. Ele é um jogador de Seleção, tal como outros que temos, mas não foi o jogador que estávamos habituados, que precisamos e queremos. O Luiz quando tem, aquilo que fez na segunda parte, dentro daquilo que é o seu melhor, temos um Luiz Henrique totalmente diferente. E tivemos na segunda parte. Precisamos chamar atenção para o que estava acontecendo.
O único jogador que tem mais gols marcados que Luiz Henrique na temporada é o atacante Júnior Santos, que tem 18 somando todas as competições, sendo nove deles na Libertadores, que o fazem artilheiro da competição.
O Botafogo tem uma peculiaridade desde que Artur Jorge assumiu o comando, que é a participação de vários jogadores em gols. São 19 ao todo, e isso faz com que o time não tenha um grande artilheiro.
Considerando apenas o período em que o português assumiu o comando técnico, é justamente o camisa 7 quem mais vezes marcou. Isso porque 13 dos 18 gols de Júnior Santos foram anteriores à contratação do português.
O Botafogo vai precisar de gols se quiser seguir vivo na Libertadores sem precisar de disputa de pênaltis. Após o empate em 0 a 0 no Rio de Janeiro, qualquer vitória sobre o São Paulo no Morumbis na próxima quarta-feira (25), às 21h30, garante a vaga na semifinal. Momento crucial para Luiz Henrique seguir decidindo.