Projetos de mobilidade do Governo do RJ recebem Selo Bicicleta Brasil
Executadas pela Secretaria das Cidades, obras do MUVI, da Avenida 22 de Maio e da Ciclorrota vão passar a utilizar a marca do programa
Tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis, preparadas para enfrentar os desafios do futuro é uma das missões do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E sob essa ótica, obras executadas pela Secretaria das Cidades foram reconhecidas pelo Programa Bicicleta Brasil e passam a usar o selo que ressalta importância e os benefícios das intervenções para as cidades e seus moradores.
– Investir em mobilidade, com transporte de massa sustentável, é uma das nossas marcas. Estamos transformando essas cidades em espaços mais verdes e que oferecem mais qualidade de vida para o cidadão. As obras também vão impactar no trânsito, reduzindo a quantidade de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa. Nosso foco é sempre o bem-estar da nossa gente – avalia o governador Cláudio Castro.
São três projetos que receberam a habilitação para o selo do Programa Bicicleta Brasil: as intervenções na Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, e a implantação do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada) e da Ciclorrota, ambas em São Gonçalo.
O MUVI é um corredor expresso que liga Guaxindiba a Neves, que corta mais de 18 bairros, e que tem na sua concepção ciclovias e áreas verdes e de convivência, além de proporcionar o fluxo de trânsito mais seguro e mais rápido.
Já a Avenida 22 de Maio, a principal de Itaboraí, está sendo totalmente transformada com a execução dos serviços drenagem, pavimentação, reurbanização, e sinalização viária, além da construção de 9,6 km de ciclovia e arborização. No total, cinco bairros e 16 ruas estão sendo contemplados e terão redução de tempo no trânsito, bem como melhoria no escoamento da produção agrícola regional. Os investimentos vão ultrapassar os R$ 264 milhões e o primeiro trecho já foi entregue à população.
Já na Ciclorrota, obra que tem investimentos que passam dos R$ 12 milhões, serão construídos 4,4 km de pista sinalizada e exclusiva para os ciclistas, ligando o bairro Raul Veiga à Praça Getúlio Vargas, no Rocha. Além da via exclusiva, o projeto também engloba calçamento e passeio público novos, com áreas verdes e de convivência.
– Receber o selo do Programa Bicicleta Brasil mostra o planejamento da gestão do governador para transformar as nossas cidades, prepará-las para o futuro e tornar ainda melhor o Estado do Rio de Janeiro. É fundamental incentivar o uso de bicicletas nos municípios, gerando mais sustentabilidade – afirmou Douglas Ruas, Secretário de Estado das Cidades.
O Programa Bicicleta Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, com o objetivo de reconhecimento e divulgação de boas práticas que incentivem o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana em todo o país.