CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Enade 2024: Confira próximos passos do exame

Nos próximos meses, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará uma série de ações voltadas à avaliação prática, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Durante esse período, instituições de ensino, alunos, orientadores e supervisores de estágio devem cumprir com os requisitos e prazos previstos no edital.

O Inep preparou uma lista com os próximos passos do Enade das Licenciaturas, que tem foco na avaliação dos cursos formadores de professores para a educação básica.

 

Confira os próximos procedimentos a serem realizados:

  • Preenchimento do Questionário da Avaliação da Prática pelo estudante: 23 de setembro a 5 de dezembro de 2024.
  • Capacitação para supervisores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de dezembro de 2024.
  • Capacitação para orientadores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro a 23 de dezembro de 2024.
  • Preenchimento do instrumento de avaliação prática pelo supervisor de estágio: 23 de setembro a 15 de dezembro de 2024.
  • Preenchimento do Questionário da Avaliação da Prática pelo orientador de estágio: 23 de setembro a 23 de dezembro de 2024.
  • Preenchimento dos dados pessoais dos supervisores de estágio: 2 de janeiro a 31 de março de 2025.

 

Estágio – Os estudantes serão avaliados durante a regência de classe de uma aula observada. O intuito é coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente. Os estágios supervisionados são obrigatórios e devem ser realizados em escolas de educação básica (públicas ou privadas). Essa etapa envolverá a participação dos atores a seguir, com as respectivas funções:

  • Orientador (docente da instituição de educação superior do aluno): responsável por acompanhar o estágio no curso de graduação do estudante, conforme o cadastro no Sistema Enade.
  • Supervisor (docente da escola de educação básica): deve atuar como avaliador externo do Inep na área de conhecimento do curso de graduação do estudante.

 

Questionários – O estudante deve preencher o Questionário da Avaliação da Prática. Nele, o aluno vai prestar informações a respeito das atividades desenvolvidas durante o estágio, sua percepção acerca dessa etapa de formação, além de discorrer sobre o plano de aula que será avaliado pelo supervisor.

O professor supervisor preencherá um instrumento para avaliar as contribuições da etapa formativa, assim como as condições de acompanhamento do estágio. Após a conclusão da avaliação, um formulário contextual será preenchido pelo professor orientador.

  • Supervisores e orientadores deverão realizar capacitação on-line, disponibilizada pelo Inep.

 

Períodos avaliativos – Os procedimentos relativos à Avaliação da Prática estão divididos em dois períodos, executados entre 2024 e 2025 (consulte o edital para mais detalhes). O planejamento contempla de atividades operacionais, como a realização de cadastros no Sistema Enade, até a avaliação propriamente dita, registrada nos instrumentos avaliativos.

  • Os processos em andamento, neste momento, são referentes ao 1º período da Avaliação da Prática.

 

Enade Licenciaturas – O exame manteve a aplicação das provas teóricas, já comumente realizadas. Nesse contexto, o Enade contempla, a partir desta edição, dois tipos de avaliação (teórica e prática), com um cronograma específico para cada uma delas.

  • O Inep aplicou as provas teóricas no último domingo, 24 de novembro.

 

Ao todo, licenciaturas de 17 áreas de conhecimento diferentes serão avaliadas. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

 

Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática, vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.

 

Acesse o Sistema Enade
Acesse o edital do Enade 2024
Saiba mais sobre o Enade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *