Governo do Estado reforça segurança e serviços para a abertura oficial do Carnaval no Rio
Segurança reforçada com mais de 3,3 mil policiais, hidratação gratuita e patrulhamento intensificado garantem um fim de semana de festa segura para os foliões
O Governo do Estado do Rio preparou uma grande operação para o primeiro fim de semana de fevereiro, que marca a abertura oficial do período de Carnaval na capital. Com megablocos desfilando no Centro e uma intensa movimentação de foliões pela cidade, a estrutura contará com reforço na segurança pública e patrulhamento preventivo, com mais de 3,3 mil policiais militares, e ações especiais, como a distribuição gratuita de água gelada.
– O Carnaval é um dos eventos mais importantes do Rio de Janeiro e nossa prioridade é garantir que os foliões aproveitem a festa com segurança e conforto. Aumentamos o policiamento, ampliamos os serviços de patrulhamento e estamos garantindo hidratação gratuita para minimizar os impactos do calor. Tudo isso faz parte da missão de oferecer um Carnaval seguro e divertido para todos – afirmou o governador Cláudio Castro.
A Polícia Militar preparou um megaesquema de segurança para os desfiles dos megablocos no Centro. Somente para os cortejos do Carrossel de Emoções, neste sábado (01/02), e do Chá da Alice, no domingo (02/02), serão mobilizados 1.520 policiais, distribuídos em 23 pontos de bloqueio e revista na Rua Primeiro de Março.
O patrulhamento contará com apoio de aeronaves, drones, câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial e viaturas especiais. Além disso, policiais do Batalhão Especial de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) reforçarão o efetivo na região.
A Operação Verão seguirá com policiamento intensificado na orla da cidade, e os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí também terão a presença de forças policiais em seus principais acessos. As partidas do Campeonato Carioca contarão com efetivo do Batalhão de Policiamento em Estádios (BEPE).
Segurança Presente amplia patrulhamento na cidade
A Operação Segurança Presente também vai reforçar os principais pontos de folia. No Centro, onde os megablocos desfilam, a base da operação recebeu um aumento no efetivo, com 68 policiais do Regime Adicional de Serviço (RAS), 10 PMs extras e seis viaturas adicionais atuando na madrugada.
Bases estratégicas como as do Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema e Copacabana terão aumento no número de agentes e viaturas, garantindo o patrulhamento a pé, em motocicletas e viaturas, além do monitoramento em tempo real por câmeras para coibir furtos, roubos e outros delitos.
Polícia Civil mapeia áreas críticas e reforça delegacias
A Polícia Civil realizou um mapeamento das áreas de maior fluxo de foliões e reforçou o atendimento em delegacias distritais da Região Metropolitana. A análise de inteligência vai auxiliar na rápida identificação de ocorrências e no atendimento a possíveis demandas do público.
Hidratação garantida
Para amenizar os efeitos do calor durante a folia, a Cedae inicia neste fim de semana a distribuição gratuita de água gelada nos blocos do Centro. O serviço começa neste sábado (01/02) com o Carrossel de Emoções e segue no domingo (02/02) no Chá da Alice.
Serão três grandes pontos de hidratação: dois em frente ao Palácio Tiradentes e um próximo à Praça dos Expedicionários, todos sinalizados com balões personalizados. Além disso, unidades móveis como a Bica da Cedae, a Kombi e bicicletas levarão água até os foliões. O tradicional “Bloco da Água Gelada” contará ainda com aguadeiros uniformizados, caminhões-pipa com capacidade para 10 mil litros de água potável e chuveirinhos para refrescar os foliões.
A ação de hidratação vai abranger 24 blocos até o fim do Carnaval, incluindo blocos infantis, que contarão também com atividades recreativas e de educação ambiental.
Festa maior do que em 2024
Até o momento, 482 desfiles foram cadastrados junto a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro). Todos já estão pré-autorizados, precisando apenas cumprir as exigências para saírem às ruas. São 29 a mais do que na folia passada.
A expectativa é receber 6 milhões de pessoas no Rio para curtir o Carnaval de 2025, a partir do dia 1º de fevereiro.