Governo do Estado seleciona terrenos para a implantação de equipamentos comunitários de cultura e lazer em 19 municípios
Para o governador Cláudio Castro, a criação desses espaços é uma maneira eficaz de democratizar o acesso à cultura.
– Com a distribuição dos terrenos em diferentes municípios, inclusive dentro do Jacarezinho e do Cesarão, regiões da capital com vulnerabilidade socioeconômica, estaremos atingindo um número relevante de jovens, diminuindo a desigualdade e promovendo a cidadania. Esses centros contarão com uma infraestrutura completa, que inclui salas multiuso, bibliotecas, áreas de lazer e serviços sociais, adaptados às necessidades locais – ressalta o governador Cláudio Castro.
O Estado do Rio de Janeiro será a unidade federativa do Brasil com o segundo maior número de CEUs da Cultura construídos por intermédio de aproximadamente R$ 40 milhões em recursos do Governo Federal. O CEU da Cultura é um equipamento de pequeno a médio porte e caráter comunitário, terá entre 300m² e 500m², composto por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda e meio ambiente.
Por meio do Cidade Integrada, o Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, e o Cesarão, na Zona Oeste, receberão unidades. O projeto marca a expertise do Programa Cidade Integrada para a criação de projetos integrados à necessidade da sociedade.
– O Cidade Integrada está participando de todos os projetos, inclusive, com a escolha dos terrenos no âmbito do programa, com a vistoria e aprovação das áreas e acompanhamento futuro das obras. Os terrenos foram indicados pelos municípios, sendo vistoriados e aprovados pelo Estado pelas equipes do Cidade Integrada e da EMOP-RJ. Fizemos a adequação dos projetos para implantar os equipamentos e estamos avançando junto com os órgãos estaduais e federais para iniciarmos as licitações das obras – afirmou a coordenadora do programa, Ruth Jurberg.
Módulos indicados pela população
– Chegar a tantas cidades com um projeto que fala sobre democratização do acesso à cultura é exatamente a nossa missão à frente da secretaria. Somente com o diálogo entre poder público, passando por todas as esferas, e sociedade civil, que podemos avançar em prol de políticas que beneficiem a população de forma plena – afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Ao todo, 19 municípios receberão um projeto adaptado para a promoção da cultura e do lazer no estado. Serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Piraí, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro (Cesarão e Jacarezinho), São Gonçalo, São João da Barra, Seropédica, Tanguá, Teresópolis e Vassouras.
– A construção dos CEUs da Cultura terão um grande impacto e alcance no desenvolvimento econômico e sustentável nessas localidades. São iniciativas que vão fortalecer a cultura, gerar emprego, renda e inclusão social, antes, durante e após a conclusão das obras – afirmou o presidente da EMOP-RJ, André Braga.