PF e STF discutem estratégias de enfrentamento às organizações criminosas no RJ
Nesta terça-feira (26/2), os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniram com a cúpula da Polícia Federal para discutir o cenário da segurança pública no estado do Rio de Janeiro e subsidiar a análise da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635.
Participaram da reunião o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o Diretor Executivo da PF, Willian Marad, e o Diretor de Inteligência Policial, Leandro Almada.
A ADPF 635, relatada pelo ministro Edson Fachin, teve início a partir da análise sobre mortes decorrentes de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. Durante o encontro, foram apresentados dados estratégicos e informações sobre a atuação integrada da PF no combate às organizações criminosas.
Os ministros destacaram a importância do diálogo com as forças de segurança pública para equilibrar o enfrentamento aprimorado da criminalidade com a garantia dos direitos e garantias fundamentais de toda a população.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a atuação técnica e integrada no combate ao crime organizado, em articulação com instituições do sistema de justiça e segurança pública.