GERAL

Programas sociais, como o Mãe Coruja, fazem a diferença em Campos

“Fico feliz porque percebo que, agora, o governo está cuidando de quem mais precisa. Programas como o Mãe Coruja acolhem pessoas como eu, que estava grávida, de gêmeos, e não tinha nada para oferecer aos meus filhos. Meu marido procurava emprego e só tínhamos dúvidas. Foi quando recebi a orientação para procurar o Cras de Goitacazes e tomei conhecimento que teria direito ao benefício. Saí da maternidade com enxoval completo e muito grata por esse apoio, que me deu forças para enfrentar a nova rotina”. O depoimento é da jovem Joice Kelli Paes, 21 anos, moradora de Donana, que deu à luz a Isaac e Rhavi, há dois meses, e retrata a importância dos avanços da atual gestão municipal na ampliação da rede de proteção social.
Lançado pela Prefeitura de Campos, em março, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o Programa Mãe Coruja já beneficiou mais de 500 gestantes em situação de vulnerabilidade, que receberam um kit enxoval com bolsa mochila térmica, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e banheira, entre outros itens.
– A alegria aqui em casa foi geral. Saber que seus filhos teriam dignidade na hora de deixar o hospital fez toda a diferença. O material entregue pela Prefeitura é de excelente qualidade. Fui muito bem atendida pela equipe da secretaria de Desenvolvimento Humano e só tenho a agradecer por essa iniciativa voltada para as gestantes – destacou Joice, ao lado do marido Wesley Carvalho.
Para ter direito ao benefício, a gestante deve ser moradora do município, estar inscrita ou se inscrever no ato do requerimento no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, e ser referenciada nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da área onde reside. As entregas dos kits estão sendo feitas por equipes técnicas, a partir do sétimo mês de gestação.
Durante o mês do agosto, haverá nova distribuição de enxovais. “O Mãe Coruja é mais um avanço importante deste governo. Por orientação do prefeito Wladimir Garotinho, reestruturamos a rede de proteção social para atender as pessoas nos momentos de dificuldade. São várias ações, que passam, por exemplo, pela reabertura do Restaurante do Povo, que está alcançando 650 mil refeições servidas gratuitamente; e a implantação do Cartão Goitacá, programa de transferência de renda municipal, que garante R$ 200/mês a famílias na faixa de pobreza e extrema pobreza”, destacou o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *