CULTURA E EDUCAÇÃO

Leitores que seguem TikTok e Instagram saltam a 28% em pesquisa na Bienal

Uma pesquisa realizada pelo Ipec durante a Bienal do Livro de São Paulo, em julho, mostra que a influência de personalidades de redes sociais como TikTok, Facebook e Instagram sobre as decisões de leitura do público teve um considerável aumento.

Na Bienal realizada no Rio de Janeiro em 2019, 13% dos entrevistados afirmavam ter obtido a indicação para sua leitura mais recente em uma dessas redes sociais. Na edição deste ano, o número subiu para 28%.

Mas é evidente que o público que comparece ao evento literário mais massivo do país tem perfil diferente da população em geral. 98% dos frequentadores da Bienal dizem ser leitores, o que para a pesquisa significa ter lido um livro inteiro ou em partes nos últimos três meses.

As editoras brasileiras não só têm incorporado a divulgação no TikTok como uma prática corrente como têm vasculhado a rede social em busca de indicações sobre o que publicar.

A pesquisa também identifica um movimento que já era sentido pelo mercado editorial. 87% dos entrevistados dizem ter lido mais durante a pandemia, e a maioria afirmou ainda que a leitura serviu para diminuir a ansiedade e a sensação de solidão provocada pelo isolamento social.

Essa tendência é confirmada pelo crescimento na vendas de obras gerais —que incluem livros de ficção, por exemplo— no mais recente balanço da Nielsen para o mercado editorial.

A pesquisa na Bienal foi realizada com apoio do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural e ouviu mil visitantes com mais de 10 anos e que não eram integrantes de excursões escolares.

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