ESPORTES

Libertadores: Flamengo sonha com o título e pode ter a melhor campanha de um campeão deste século

Na última terça-feira, o Flamengo derrotou o Corinthians por 1 a 0 e avançou às semifinais da Copa Libertadores. Esta é a sexta vez que o clube carioca chega nesta fase do torneio, agora o adversário é o Vélez Sarsfield, da Argentina. E a torcida rubro-negra tem todos os motivos para estar confiante em um possível título, afinal, o clube carioca tem a melhor campanha desta edição e pode ser recordista neste século.

O melhor retrospecto de um campeão da Libertadores desde 2000 foi do Palmeiras em 2020, com 10 vitórias, dois empates, apenas uma derrota e 82% de aproveitamento. No entanto, o time de Dorival Júnior tem uma porcentagem maior do que o Verdão, com 93,3%. Em 10 jogos, o Flamengo venceu nove e empatou apenas uma vez.

O clube carioca já somou 28 pontos nesta edição da Libertadores, somando a fase de grupos e o mata-mata — na parte eliminatória, contamos a pontuação da mesma forma que a etapa anterior, três pontos para a vitória, um para o empate e zero para a derrota.

A equipe que somou mais foi o Atlético Nacional-COL, em 2016, com 33 pontos — vale ressaltar que nessa época não existia final única, portanto os times faziam no máximo 14 jogos. O Flamengo está a cinco pontos dos colombianos, porém, como está na semifinal, ainda tem seis em disputa, e podendo chegar a nove, caso avance à decisão.

O Palmeiras de Abel Ferreira também está na disputa pelo título e possui um aproveitamento de 86,7% nesta Libertadores, maior de quando conquistou a taça em 2020 e 2021. Porém, com os dois empates diante do Atlético-MG, deu brecha para que o Flamengo o ultrapassasse na campanha deste ano.

O título do Flamengo de 2019 é o 16° no ranking de aproveitamentos, com 61,5%. O clube carioca terminou a competição com 13 jogos, sete vitórias, três empates e três derrotas, a pior trajetória desde 2015. A campanha deste ano tem tudo para entrar na história do time, principalmente caso se concretize a expectativa do torcedor: o tricampeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *