ESPORTES

Bia Haddad entra no top 15 do ranking mundial de tênis

A tenista Beatriz Haddad Maia foi eleminada do WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, na última terça-feira, mas ainda assim ela conseguiu subir no ranking mundial. Neste domingo, a tcheca Petra Kvitova foi batida pela francesa Caroline Garcia na final por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4. A derrota da tcheca resultou na ascensão de Bia ao posto de 15ª do mundo, já que Kvitova poderia ultrapassar a brasileira no ranking em caso de título.

Na última segunda-feira (15), Bia tinha assumido o 16º lugar, melhor colocação da história de uma brasileira e, por consequência, principal posição de sua carreira. O salto de seis postos veio após o vice-campeonato no WTA de Toronto.

A última vez que o Brasil teve um top 15 foi com Gustavo Kuerten em 2003, quando ele ocupava o 14º lugar no ranking da ATP. Até a semana passada, o posto de segundo lugar na história do país pertencia a Thomaz Belucci, número 21 em 2010.

A posição é, também, a melhor colocação da história de uma brasileira no ranking. Mas aqui cabe a ressalva que o ranking, como conhecemos hoje, foi criado em 1975, já no fim da carreira de Maria Esther Bueno, que dominou o tênis mundial entre o fim dos anos 1950 e começo dos anos 1970. Na época, não existia um ranking mundial organizado pela WTA, que é a associação de mulheres tenistas profissionais.
A próxima competição de Bia será na semana que vem, o US Open, quarto Grand Slam do ano, que será disputado em quadra dura, na cidade de Nova York. Ela será uma das cabeças de chave do evento e deve fugir das principais tenistas do ranking mundial nas primeiras rodadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *