É NOTÍCIA

Datafolha: para 65% dos brasileiros, Bolsonaro usou atos de 7 de Setembro para fazer campanha

Para 65% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as manifestações do dia 7 de setembro para tentar aumentar seu capital político, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira. O percentual chega a 74% entre aqueles que têm entre 16 e 25 anos, parcela do eleitorado em que vê dificuldade em crescer, nas pesquisas.

Depois da tradicional parada em homenagem ao dia da Independência, o presidente, que tenta a reeleição no próximo dia 2, compareceu a atos organizados por apoiadores em Brasília e no Rio de Janeiro e atacou o adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem chamou de “quadrilheiro de nove dedos” e fez novas ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Por outro lado, 28% dos brasileiros avaliam que o presidente apenas quis comemorar a data, percentual que sobe para 39% entre os evangélicos, uma de suas principais bases de apoio. Outros 7% não souberam avaliar.

O recorte entre apoiadores de Lula e Bolsonaro, selecionado pelo Datafolha, mostra que, para 89% dos eleitores do petista, os atos tiveram cunho político, enquanto 67% dos bolsonaristas defendem que o presidente procurou apenas celebrar o bicentenário da Independência.

Para quase metade dos brasileiros (49%), Bolsonaro teve uma conduta ruim durante as comemorações do 7 de setembro, enquanto apenas 36% avaliaram positivamente a atuação do presidente na data. Três em cada quatro apoiadores de Lula criticaram a postura do presidente, número que cai para 6% entre os bolsonaristas.

As falas do presidente, que tenta a reeleição no próximo dia 2, chegaram a 51% do eleitorado e entre 64% de seus apoiadores. Por outro lado, menos da metade dos apoiadores do petista (47%) ficaram sabendo dos pronunciamentos do presidente durante os atos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *