É NOTÍCIAPOLÍTICA

É #FAKE vídeo que mostra Bolsonaro na liderança da pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro de 2022

Circula nas redes sociais um vídeo com imagens do Jornal Nacional que mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pesquisa Ipec divulgada em 12 de setembro de 2022 sobre a eleição presidencial. É #FAKE.

O vídeo falso exibe imagens do apresentador William Bonner e um áudio manipulado, que diz: “O Ipec divulgou uma nova pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais. A disputa segue estável. Jair Bolsonaro tem 46%, e Lula tem 31% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos”. A narração é acompanhada pela imagem adulterada de um gráfico que exibe os mesmos números errados.

Os dados verdadeiros da pesquisa, apresentados pelo Jornal Nacional no dia 12 de setembro, mostram que Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 31%.

Em nota, o Ipec disse que o vídeo apresenta dados falsos e que vai denunciar o conteúdo.

“É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 31%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo. Divulgada dia 12 de setembro, a pesquisa mostra o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%. O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis.”

Depois, o vídeo falso mostra imagens da apresentadora Renata Vasconcellos e um áudio também manipulado, que diz: “O Ipec perguntou em quem os eleitores votariam no segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Na primeira pesquisa, 51% disseram que no segundo turno votariam em Bolsonaro. Depois, 50. 52. Agora, 53. Com a margem de erro, de 51 a 55. 35% declararam que votariam em Lula. Depois, 37. 36. Agora, novamente, 36. Com a margem, de 34 a 38”. A narração é acompanhada pela imagem adulterada de um gráfico que exibe os mesmos números errados.

Os dados verdadeiros da pesquisa, também apresentados pelo Jornal Nacional, mostram que Lula tem 53% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro tem 36%.

Novamente, o vídeo falso exibe imagens de Bonner e um áudio manipulado que diz: “O instituto pediu aos eleitores que avaliassem a administração de Jair Bolsonaro. 43% avaliavam a administração Bolsonaro como ótima ou boa nas três primeiras pesquisas. Agora, 45. Regular, 29%. Depois, 31, 30 e de novo 30. Consideravam a gestão Bolsonaro ruim ou péssima 26%. 24. 25. Agora, 23.”

Os dados verdadeiros apontam que 45% avaliam a administração Bolsonaro como ruim ou péssima (eram 43% nas três pesquisas anteriores). 30% avaliaram como ótima/boa (eram 30%, 31% e 29% nas pesquisas anteriores). Já 23% disseram avaliar a administração Bolsonaro como regular na pesquisa divulgada em 12 de setembro de 2020 (eram 25%, 24% e 26% nas pesquisas anteriores).

O vídeo falso ainda volta para Renata Vasconcellos, e mais um áudio manipulado diz: “O instituto perguntou se os brasileiros aprovam ou desaprovam a maneira como Jair Bolsonaro governa o país. 57% aprovavam nas três primeiras pesquisas.” Neste ponto, o vídeo fake é interrompido.

Os dados reais da pesquisa apontam que 59% desaprovam a forma de Bolsonaro governar. Nas três pesquisas anteriores, esse número era de 57%.

 

*G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *