Festival do Rio volta ao Odeon, totalmente presencial e com mais de 200 filmes; veja a programação
Em sua 24ª edição, o Festival do Rio retorna nesta quinta-feira (6) com força total – após uma edição reduzida em 2021, ainda devido à pandemia.
O Cine Odeon, que ficou de fora no ano passado, está de volta e recebe a abertura, com a tradicional noite de gala e exibição de “Império da Luz”, do premiado diretor britânico Sam Mendes – de filmes como “Beleza americana” e “007 – Operação Skyfall”.
Até 16 de outubro, mais de 200 filmes serão exibidos (VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL).
“Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições”, diz Ilda Santiago, diretora-executiva de programação.
Para a mostra internacional, foram selecionados filmes premiados em vários festivais, como os de Cannes, Toronto, Veneza e Berlim.
Na Première Brasil, serão 70 produções inéditas, como o documentário “Diálogos com Ruth de Souza”.
A música é um dos temas de destaque nos filmes nacionais. Entre eles, “Belchior, apenas um coração selvagem“, “Miucha, a voz da bossa nova”, “Andança – os encontros e as memórias de Beth Carvalho“, “Elton Medeiros, o sol nascerá” e “Elis & Tom, só tinha de ser com você“.
Telão em Copacabana
O festival apresentará filmes gratuitos em um telão montado bem na Praia de Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace, no Posto 2.
O diretor Breno Silveira, que morreu em maio deste ano, vai ser homenageado, com a exibição do filme “Dois filhos de Francisco”, em 14 de outubro, às 20h.