Haaland pode chegar aos 1.000 gols em menos de 10 anos se mantiver média atual; veja os cálculos
O Manchester City entrará em campo para enfrentar o Borussia Dortmund hoje, às 16h (de Brasília), pela Liga dos Campeões, com todos os olhares voltados mais uma vez para Erling Haaland. Artilheiro do futebol europeu até o momento, o norueguês tem um início de temporada é assombroso, assim como foi no RB Salzburg e no próprio Dortmund. Os números incríveis já levantam a discussão de até onde Haaland poderá chegar. Será possível atingir a marca de mil gols?
Com apenas 22 anos, Haaland já tem 178 gols em sua carreira. Nesta temporada de estreia pelo Manchester City, ele balançou as redes 22 vezes em 15 partidas, uma impressionante média de 1,47 gols por jogo.
É muito improvável manter uma média tão alta por tanto tempo, mas, precisando de 822 gols para chegar a mil na carreira, Haaland atingiria a marca com mais 559 jogos. Como nas últimas temporadas o Manchester City tem disputado 60 partidas em média, o atacante precisaria de 9,3 temporadas para atingir os 559 jogos necessários.
O norueguês, mantendo a média atual, chegaria então aos mil gols com 31 anos, na temporada 2013/2032.
Haaland ainda ficaria atrás de Pelé nesta lista. O Rei do futebol marcou seu milésimo gol em 1969, aos 29 anos. Já Romário marcou o seu em 2007, quando tinha 41. Outros jogadores como Gerd Muller e Josef Bican também afirmam terem chegado a esta marca, mas não há uma confirmação oficial.
— Os números dele (Haaland) são absolutamente incríveis, falam por si só. Não tenho dúvidas de sua qualidade. Nós temos essa percepção incrível de que ele parece estar sempre com fome e é tão competitivo. Os números são assustadores, honestamente — reconheceu o técnico do City, Pep Guardiola.
Se mantiver a média atual, Haaland também pode quebrar o recorde de gols em um mesmo ano que pertence a Lionel Messi — 73 gols em 2011/2012 pelo Barcelona e pela seleção argentina. Considerando sua média atual, o norueguês terminaria a temporada com incríveis 101 gols.
1 bilhão de euros?
No Manchester City, o norueguês também já bateu algumas marcas expressivas de Messi e Cristiano Ronaldo. Haaland conseguiu anotar três hat-tricks após somente oito jogos na Premier League, superando o camisa 7 português com larga vantagem, já que ele precisou de 232 jogos para atingir este mesmo número.
— Com essa idade, ninguém se compara a ele. Ninguém. É um jogador excepcional. Ele confia muito em seu físico. É muito intenso e inteligente. Pode jogar sem problema algum a cada três dias — elogiou Guardiola.
Haaland chegou a Manchester por um valor aproximado de 60 milhões de euros — cerca de R$ 324 milhões na cotação atual. Mas a sua empresária, a brasileira Rafaela Pimenta, acredita que o norueguês poderá se tornar o primeiro jogador a valer 1 bilhão de euros (R$ 5,09 bilhões na cotação atual).
— Se você juntar seus valores de futebol, imagem, patrocínio… com certeza é 1 bilhão. É normal compará-lo com o Mbappé, e aí você tem um pouco de ideia do mercado — disse Rafaela em entrevista ao canal britânico Sky Sports.