SAÚDE

Como reduzir os níveis de açúcar no sangue e colesterol com sementes poderosas em sua dieta

Uma dieta balanceada é uma boa aliada para quem tem diabetes quanto para ajudar no controle do colesterol alto, condições que trazem graves consequências para a saúde. Com o tipo certo de tratamento, esses riscos podem ser significativamente reduzidos, as sementes incorporadas à dieta também comprovaram sua eficácia.

A diabetes é uma condição que faz com que o nível de açúcar (glicose) no sangue fique muito alto e esses níveis elevados de açúcar no sangue podem levar a distúrbios dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico.

O colesterol alto é quando uma pessoa tem muito de uma substância gordurosa chamada colesterol no sangue. O que causa aumento do risco de problemas cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e outros problemas cardíacos.

Essas condições podem ser amenizadas a partir da ingestão de sementes cientificamente comprovada na ajuda do controle da função arterial e no nível de açúcar no sangue.

Sementes de chia

Um estudo analisou os efeitos das sementes de chia nos homens. A pesquisa envolveu 15 homens saudáveis escolhidos de maneira aleatória para receber um teste de glicose de 50g. Os participantes receberam alimentos que foram suplementados com 25g de Salba-chia moída. Após coletas de amostras, eles identificaram que as sementes de chia mostraram um forte efeito em ajudar a reduzir o açúcar no sangue em 39%.

Segundo a revista de medicina da escola de Harvard, incorporar sementes de chia em sua dieta diária pode ajudar a “evitar picos de açúcar no sangue após uma refeição e promover uma sensação de saciedade”.

“A fibra nas sementes de chia é principalmente fibra solúvel e mucilagem, a substância responsável pela textura pegajosa das sementes de chia umedecidas. Essas fibras podem ajudar a diminuir o colesterol LDL e retardar a digestão”, diz a Health Harvard.

Sementes de linhaça

Um estudo publicado na National Library of Medicine, investigou os efeitos da suplementação de pó de semente de linho na ajuda para controlar a diabetes. Na pesquisa, feita com participantes em grupos de controle e experimental, foi possível observar que a semente de linhaça (FS) é um alimento funcional rico em ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes e pobre em carboidratos.

“Em estudos exploratórios, as sementes de linhaça foram incorporadas às receitas, o que resultou na redução do índice glicêmico dos itens alimentares”, observou o estudo.

Foi possível identificar que a suplementação com linhaça reduziu a glicemia de jejum em 19,7% dos participantes e a hemoglobina glicada em 15,6%. A linhaça também teve uma redução favorável no colesterol em 14,3%.

Alimentos para ajudar com diabetes e colesterol

Outros alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue e o colesterol incluem:

  • Grãos integrais
  • Legumes sem amido
  • Gorduras monoinsaturadas
  • Nozes e amendoins
  • Fruta
  • Peixe
  • Proteínas de origem vegetal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *