Ferrari usada por Schumacher em 2003 é leiloada por valor recorde de US$ 15 milhões
A Ferrari na qual a lenda da Fórmula 1 Michael Schumacher conquistou o título do Campeonato Mundial de 2003 foi vendida por quase US$ 15 milhões em leilão em Genebra nesta quarta-feira.
— Este carro notável alcançou um preço recorde mundial para um Fórmula 1 da era moderna — disse o leiloeiro da Sotheby’s depois que o carro F2003-GA Chassis 229 foi vendido por US$ 13,2 milhões .
Quando os impostos e taxas foram adicionados, o preço final ficou em US$ 14,9 milhões (equivalente a R$ 77,5 milhões), informou a casa de leilões mais tarde.
O recorde anterior era de outra Ferrari dirigida por Schumacher, um modelo F2001 vendido pela Sotheby’s em Nova York em 2017 por US$ 7,5 milhões.
O preço final, oferecido por um comprador por telefone não identificado da Europa após uma guerra de lances de mais de 40 minutos, superou em muito as expectativas, com a casa de leilões estimando antes da venda que o carro chegaria a 9,5 milhões de francos suíços.
É “um dos carros de Fórmula 1 mais importantes de todos os tempos”, disseram os leiloeiros.
Schumacher, que não é visto em público desde que sofreu ferimentos graves em um acidente de esqui em 2013, correu nove vezes no carro.
‘Carro muito importante’
Ele ganhou cinco Grandes Prêmios com ele na temporada de 2003 e o pilotou quando conquistou o título no Japão.
— É uma das Ferraris com mais vitórias na história do construtor, por isso é um carro muito importante na história do automobilismo — disse à AFP Vincent Luzuy, da filial da Sotheby’s que lida com vendas de carros de luxo.
Projetado por Rory Byrne e Ross Brawn, o F2003-GA apresentava uma distância entre eixos mais longa para melhorar a aerodinâmica, explicou.
O modelo estreou no Grande Prêmio da Espanha, a quinta corrida da temporada de 2003. O chassi 229 é de longe o mais bem-sucedido dos seis F2003-GA que foram construídos.
Schumacher o levou à vitória na Espanha e também venceu os Grandes Prêmios da Áustria, Canadá, Itália e EUA no carro.
Ele também conquistou a pole position na Espanha, Áustria e Itália no carro, e as voltas mais rápidas na Áustria, Itália e Estados Unidos.
O carro levou Schumacher ao seu sexto título de F1 – um total que viu o alemão ultrapassar os cinco conquistados pelo argentino Juan Manuel Fangio na década de 1950.
Também ajudou a Ferrari a conquistar o 13º campeonato de construtores – o quinto consecutivo da equipe italiana.