POLÍTICA

Agenda de Lula na Conferência do Clima prevê pronunciamento oficial na quarta-feira

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, viaja nesta segunda-feira para participar, no Egito, da 27ª Conferência do Clima promovida pela Organização das Nações Unidas. A agenda divulgada neste domingo prevê um pronunciamento oficial, na quarta-feira; um evento – Carta da Amazônia – com seis governadores de estados da região; e encontros com representantes da sociedade civil brasileira e representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas e do Fórum dos Povos sobre Mudanças Climáticas.

O pronunciamento de Lula à COP27 será feito na “zona azul”, área da ONU onde ocorrem as negociações entre líderes mundiais.

É possível que o presidente eleito se encontre com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Assessores de Lula citam a probabilidade de encontros bilaterais com enviados à Conferência pelos Estados Unidos, a China e a Alemanha. O presidente eleito pode se encontrar também com a autoridade norte-americana do clima, John Kerry.

Sexta-feira, Lula viajará para Portugal a convite do presidente Marcelo Rabelo Sousa. E retornará ao Brasil no fim de semana.

Há uma expectativa generalizada de que a viagem do presidente eleito marque uma guinada do governo brasileiro na política externa – e na política ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *