CULTURA E EDUCAÇÃO

Ozzy Osbourne anuncia aposentadoria dos palcos e cancela shows: ‘Corpo fraco’

O cantor Ozzy Osbourne, pioneiro do heavy metal, se aposentou dos palcos por motivos de saúde, segundo comunicado publicado pelo próprio artista, na última terça-feira (31), para justificar o cancelamento de sua turnê europeia.

A informação está só lá no quarto parágrafo da declaração postada nas redes sociais. Mas a intenção de Ozzy parece clara: “Nunca imaginei que meus dias de turnê terminariam dessa maneira”, escreveu ele, ao falar sobre a doença que vem enfrentando desde 2019, uma lesão na coluna.

O lendário cantor do disco “Black Sabbath”, de 74 anos, sofre de vários problemas de saúde há décadas — sua primeira turnê de despedida (batizada de “No more tours”, ou “Chega de turnês”, em tradução livre) ocorreu há 30 anos. Em 2020, o Príncipe das Trevas, alcunha que o artista carrega há décadas, revelou que havia sido diagnosticado com Doença de Parkinson. O cancelamento das datas marcadas para maio e junho de 2023 parece indicar a gravidade dos danos à coluna.

No comunicado, Ozzy enfatizou que o problema de saúde não afeta sua voz, e que ele segue perfeitamente capaz de cantar. A questão é física, e afeta seus movimentos: “Meu corpo está fraco”, ressalta. Há quatro anos, ele sofreu uma queda dentro de casa, em Los Angeles, acidente que o fez ser internado. À época, o cantor passou por uma cirurgia no pescoço e foi submetido a diversos tratamentos, alguns até mesmo experimentais, para cumprir uma promessa que fizera diante dos fãs: que ele retornaria aos palcos, “nem que estivesse se arrastando”, como disse.

“Minha voz para cantar está boa. No entanto, depois de três cirurgias, tratamentos com células-tronco, infinitas sessões de fisioterapia e, mais recentemente, um inovador tratamento cibernético com um exoesqueleto experimental, meu corpo ainda está fraco”, afirmou Ozzy. “Pelo bem da minha consciência, eu agora percebo que não sou fisicamente capaz de cumprir as datas marcadas para a minha turnê pela Europa, uma vez que sei que não conseguiria lidar com as viagens necessárias”, acrescentou o artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *