POLÍTICA

Lula se encontra com favorito para assumir comando da Abin após atos golpistas

O presidente Lula se reuniu, na quinta-feira passada, com o delegado aposentado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa. O investigador desponta como o nome favorito para comandar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O encontro não consta na agenda oficial de Lula.

Como informou a coluna, a falha em conter os atos golpistas de 8 de janeiro deve culminar na troca do comando da agência. Hoje, o oficial de Inteligência Saulo Moura da Cunha, que foi nomeado diretor-adjunto no início de janeiro, está à frente do órgão.

Havia uma expectativa que Cunha fosse mantido como diretor da Abin e que Lula o indicasse para ser sabatinado no Senado. Após os atos golpistas, o presidente passou a defender a mudança na cúpula da agência e o nome de Corrêa. O delegado foi diretor-geral da PF no segundo mandato do petista como presidente e se tornou um nome da confiança de Lula.

Entre integrantes do governo é dado como certo que Corrêa já aceitou o convite e que seu nome será oficializado nos próximos dias. Pessoas ligadas ao delegado, no entanto, afirmam que o martelo ainda não teria sido batido.

A escolha de Luiz Fernando Corrêa gera críticas entre integrantes do governo, da PF e da própria Abin, que defendem que o chefe da agência seja um oficial do próprio órgão. Esse ponto foi consenso entre todos os membros da equipe de transição do governo Lula responsável por propostas para área de inteligência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *