CULTURA E EDUCAÇÃO

Disney retira de catálogo em Hong Kong episódio dos ‘Simpsons’ que menciona ‘campos de trabalho forçado’ na China

Um episódio de “Os Simpsons” com referência a “campos de trabalhos forçados” na China não pode ser mais encontrado na plataforma de streaming Disney+ em Hong Kong, onde temores de censura estão crescendo. O centro financeiro internacional tinha ampla liberdade artística e cultural em comparação com a China continental, mas as autoridades reprimiram a dissidência após os protestos pró-democracia de 2019, inclusive no cinema.

O episódio afetado é o segundo da 34ª temporada da série americana, que inclui a seguinte frase: “Contemple as maravilhas da China. Minas de bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones e romance”.

O episódio “One Angry Lisa”, que foi ao ar pela primeira vez em outubro do ano passado, não aparece no Disney+ usando uma conexão de Hong Kong, mas está disponível em outros países, confirmou a AFP.

É a segunda vez em três anos que o serviço de streaming retira de seu catálogo em Hong Kong um episódio de “Os Simpsons” com sátiras à China. O outro capítulo censurado mostrava a família Simpson na Praça da Paz Celestial em Pequim (local de uma repressão mortal em 1989 contra estudantes pró-democracia), onde encontraram uma placa com a inscrição: “Neste lugar, em 1989, nada aconteceu.”

O governo de Hong Kong e a Disney não comentaram imediatamente sobre este novo caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *