CULTURA E EDUCAÇÃO

BaianaSystem e Olodum anunciam álbum gravado na apresentação conjunta das bandas em festival

Para vasta parcela do público jovem, Várias queixas é música do repertório do trio Gilsons, precisamente um dos maiores sucessos do grupo – o que é fato. Só que a maioria desconhece que a composição de Germano Meneghel, Afro Jhow e Narcizinho foi lançada em 2012 na cadência do Olodum, sete anos antes de ser (ainda mais) amaciada pelos Gilsons em gravação editada pelo trio em 2019.

A outra música do single – cuja capa expõe engenhosa arte criada por Filipe Cartaxo e Robson Marques – é Duas cidades (Russo Passapusso e Seko Bass, 2026), faixa-título do segundo álbum da BaianaSystem. Ambas as faixas têm a participação de Buguinha Dub.

No show eternizado no ainda inédito álbum OlodumBaiana – Ao vivo na Bahia, disco que será editado pelo selo Máquina de Louco, a inebriante batida percussiva do Olodum – base do samba-reggae – turbinou a potência sonora da BaianaSystem.

Tradição e modernidade foram irmanadas na abordagem conjunta de músicas como Dia da caça (Russo Passapusso, 2016), Lucro (Descomprimindo) (Russo Passapusso e Mintcho Garrammone, 2016), Capim Guiné (Russo Passapusso, Seko Bass e Titica, 2017), Saci (Russo Passapusso, Roberto Barreto e Seko Bass, 2019) e Sulamericano (Russo Passapusso, Roberto Barreto, Seko Bass e Manu Chao, 2019) – petardos da artilharia da BaianaSystem – e Faraó (Divindade do Egito) (Luciano Gomes, 1987), Nossa gente (Avisa lá) (Roque Carvalho, 1992), Alegria geral (Alberto Pita, Moço Pop e Ythamar Tropicália, 1993), Rosa (Pierre Onassis, 1993) e Olodum pra balançar (Dinho Barbosa e Djalma Júnior, 2002), standards infalíveis do repertório do Olodum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *